Aprendendo Em Seis

Título: Aprendendo em Seis
Páginas: 420
Autor: Marcela Campbell
Ano: 2014
Editora: Schoba (cortesia da mesma)
Compre: Submarino Americanas - Saraiva 
Adicionem: Skoob
Sinopse: O livro conta a história de seis jovens da hierarquia carioca que ficam na detenção por seis semanas em um dos melhores colégios da cidade do Rio. A história aborda temas comuns nessa fase da vida pessoal e escolar. Retrata temas já conhecidos como bullying, mas prezando os sentimentos daqueles que o sofrem, fala sobre o culto ao físico, como também fala sobre a compulsão alimentar, sobre a dificuldade de ser aceito pelo entorno e por si mesmo, sobre preconceitos, rótulos, sobre a competitividade e também sobre problemas familiares. Sadie é a garota nova que fica conhecida como a rebelde do São Lucas. Isabela é a típica popular do colégio e sofre muita pressão para continuar sendo perfeita. Lílian é aquela que está sempre sorrindo mesmo que esteja gritando por dentro. Noah pertence ao grupo dos populares, mas não fala com ninguém na escola. Lucas é o nerd da turma que é sempre comprado ao irmão e Arthur é o menino estranho e isolado. Apesar de terem histórias de vidas diferentes, os seis encontraram na detenção uma maneira de atravessarem tudo isso. Ali puderam ser eles mesmos, durante essas seis semanas ocorre de tudo: desde encontros em restaurantes, passando por brincadeiras inusitadas, momentos engraçados e tristes. Mas eles aprendem que juntos podem enfrentar o mundo.

Oie Pessoal! Tudo bem?

Hoje trago a resenha do livro Aprendendo em Seis, da autora Marcela Campbell, lançado pela editora Schoba, cortesia da mesma.

Não sou de ter muitos livros de cabeceira sempre amo ou não gosto deles igualmente, não nego tenho dois três que tenho orgulho de dizer esses são os meus livros de cabeceira, e esse livro acaba por entrar na lista dos amados e favoritos!

Logo que li a sinopse do livro, eu disse para a Luciana, a menina que entrou em contato comigo para fazer a resenha do livro:

- Lu, não sei por que, mas tenho a impressão que vou me identificar com esse livro!

E dito e feito, comecei a ler o livro logo que ele chegou, amei a capa, amei sinopse, amei o jeito que a autora escreveu os capítulos, enfim amei tudo até as músicas que ela colocou em cada novo capítulo.

Não sei vocês, mas uma boa parte das pessoas em geral e algumas até de quem lê – os mais quietos – acabam sofrendo com piadinhas idiotas, de mal gosto certo?

Ou em certos pontos da vida acabam passando por uma quase ou completa depressão, ou um por algo nem tão ruim quanto amigos falsos enfim por isso e mais um pouco, acho que cada um de nós, tanto vocês leitores do RT, quanto todos os outros já passaram por isso certo?

Bom esse livro retrata exatamente sobre isso, ele nos mostra seis pontos de vista diferentes são eles resumidamente:

Sadie: tem uma amiga entre a vida e a morte, é quieta na sua, mas acabou por ter a raiva da patricinha da escola.

Noah: um dos populares, mas que no fundo esconde ser uma ótima pessoa e com problemas de relacionamento com os pais.

Lilian: uma ótima amiga vive sorrindo, mas no fundo muitas vezes está mais triste do que alegre, e tem sérios problemas em casa.

Arthur: ruivo, grafiteiro – ótimos grafites e desenhos – quieto na dele, mas sofre com as piadinhas de mal gosto dos nadadores da escola, é um ótimo garoto, tem uma mãe bipolar, mas faz de tudo para mantê-la bem e em casa.

Lucas: um nerd de carteirinha, com um senso de competições afiado, tem problemas com a família em si, mas é um ótimo garoto, brincalhão, mas acaba por sofrer piadinhas e até mesmo às vezes apanha do grupo do Pedro.

Isabela: é mal falada na escola, namora o Pedro só por status, mas no fundo é uma garota maravilhosa, e uma ótima amiga, somente quem convive com ela, sabe quem ela é de verdade e não somente aquilo que ela passa.

Enfim, resumidamente apresentei para vocês os seis personagens principais do livro, agora parando e pensando o que contei para vocês é pouco em relação ao que eles passam de verdade no livro.

Você não sabe exatamente o que sentir lendo os relatos deles, que muitas vezes eles fazem, ou quando lemos o que está acontecendo com eles em certos momentos.

Sinceramente quem lê se emociona, mas quem já passou por piadinhas de mau gosto, ou por algo que os personagens passaram ou passam se emociona mais ainda.

A autora consegue nos fazer pensar em nossos atos, na nossa vida em si, nos mostra quem nem tudo que as pessoas representam serem elas realmente são.

Como diz aquele ditado: Quem vê rosto, não vê coração.

E esse livro nos prova que esse ditado é verdadeiro. Eu se fosse tanto editora quanto autora, investiria no envio do livro para escolas, tentar fazer com quem comente Bullying, se toque que o que eles estão fazendo é errado, que machuca tanto mentalmente quanto fisicamente.

Enfim, amei a narrativa da autora, é aquele tipo de narrativa internacional escrita por uma autora nacional.

É com certeza um dos livros que nunca irei me esquecer de ter lido, ele me mostrou e me ensinou muitas coisas.

Espero que ele emocione vocês também! E que amem ele tanto quanto eu amei!

Até uma próxima,
Bjs, Nay =D

26 comentários:

  1. Oi Nay, tudo bem?
    Eu estou com muita vontade de ler o livro, ele parece ser realmente maravilhoso e sem falar que a autora é super fofa. Adorei a resenha :)

    http://www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gih! Nossa perdia as contas de quantas vezes já reli ele, então pensa em quanto eu amei esse livro!
      BJss

      Excluir
  2. Oi, Nay! Como cê tá?
    E... uau! Que resenha incrível. E abordagem do livro então? Direta e realmente sincera.
    Bullying em todos o sentidos é um assunto comentado demais nas escolas, mas raramente se vê o verdadeiro incentivo contra isso. Seria incrível se as crianças desde cedo pudessem ter acesso a um livro assim ( não essa obra pois creio que não é para essa idade ) , mas algo verdadeiramente relacionado a isso. Deveriam ter um impacto que fizesse as lições ficarem ali, no coração, e não levadas pelo vento e pelo tempo.
    Amei a resenha! Linda.
    Um beijo!
    Paula, Poetisa & Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mirella tudo bem? Concordo com vocês, as crianças desde cedo já deveriam ser doutrinas e ensinadas a não cometerem Bullying!
      Bjss

      Excluir
  3. Gostei muito! Que legal, me interessou. Gosto de livro assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vitor! Fico feliz que tenha curtido a indicação!
      Bjss

      Excluir
  4. Gostei da resenha Naylane. Parece ser uma leitura bem densa, além de retratar bem o quadro atual da juventude e seus problemas. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa tudo bem? A leitura é ótima, bem leve mesmo tratando de um assunto tão complicado!
      Bjss

      Excluir
  5. Concordo que os temas tratados pelo livro são sérios (como o bullying), pelo menos pelo que li da sinopse esse parece ser um dos temas mais recorrentes na história. E tenho que dizer que depois de ler a sua resenha fiquei curiosa para saber mais desses personagens e da trama em si.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flavia! Leia tenho certeza que você vai amar!
      Bjss

      Excluir
  6. adorei a resenha, o livro parece super interessante, ainda mais por se passar aqui no brasil

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Livia! Tudo bem? O livro é perfeito sério! Leia você irá amar!
      Bjss

      Excluir
  7. confesso que não foi um livro que me atraia, o enredo em si é bom e inovador, mas não me agradou tanto

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaila! Tudo bem? Quem sabe daqui um tempo você goste do livro?
      Bjss

      Excluir
  8. Oi Nay, tudo bem? Não conhecia o livro mas ao ler sua resenha vejo que vale a pena a leitura. Seu trabalho sempre muito bom. Saiba que mesmo não tendo o reconhecimento da importância do seu trabalho Vá Além. Pois ele é de grande importância não só pra literatura mas também para aqueles que ainda não descobriram o prazer da leitura e que podem descobrirem como quem não quer nada ao lerem seu trabalho e consequentemente apaixonarem-se pelo prazer da leitura. Parabéns! Tudo de bom! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gerson tudo bem? Muito obrigada de verdade pelo apoio! é sempre bom ver que meus leitores gostam do meu trabalho!
      Bjss

      Excluir
  9. Oi, NAy.
    O Livro parece bem interessante. Deve ser uma daquelas tramas que te prendem.

    Obrigado pela dica.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel! Vai por mim o livro é perfeito! Tenho certeza que você vai gostar!
      Bjss

      Excluir
  10. Eu li a sinopse desse livro e já me interessei, mais sua resenha me deu mais vontade ainda de ler, pois parece ser um livro bom e que mostra a realidade de muitos jovens através desses personagens, além disso a capa ta muito bonita, já anotei o nome dele aqui.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise! O livro é perfeito! Tenho certeza que você irá amar!
      Bjss

      Excluir
  11. Oi Nay,
    Não conhecia esse livro nem autora, mas deve ser bom, por você ter falado tão bem. Sobre discriminação acredito que todos passam por isso na vida, porém existe um momento que você aprende a lidar com esse tipo de coisa e apartir dai as coisas parecem ter menos significado em relação a tudo que a vida oferece.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel tudo bem? Espero ansiosamente esse momento da vida, porque as coisas são complicadas infelizmente!
      Bjss

      Excluir
  12. Oiee ^^
    Vendo a capa e sinopse desse livro, eu não fiquei muito curiosa, mas como você gostou bastante, achei que vale a pena dar uma chance ao livro ^^
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Dryh! De uma chance sim! Você irá amar ele!
      BJss

      Excluir
  13. Que lindo, Nay! Adorei o fato de nos ter apresentado os seis personagens. Fico muito feliz, também, por saber que o livro se tornou um dos seus preferidos <3. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana! Mulher esse livro é um dos meus favoritos de nacionais! E é perfeito!
      Bjss

      Excluir