Aprendendo Em Seis

Título: Aprendendo em Seis
Páginas: 420
Autor: Marcela Campbell
Ano: 2014
Editora: Schoba (cortesia da mesma)
Compre: Submarino Americanas - Saraiva 
Adicionem: Skoob
Sinopse: O livro conta a história de seis jovens da hierarquia carioca que ficam na detenção por seis semanas em um dos melhores colégios da cidade do Rio. A história aborda temas comuns nessa fase da vida pessoal e escolar. Retrata temas já conhecidos como bullying, mas prezando os sentimentos daqueles que o sofrem, fala sobre o culto ao físico, como também fala sobre a compulsão alimentar, sobre a dificuldade de ser aceito pelo entorno e por si mesmo, sobre preconceitos, rótulos, sobre a competitividade e também sobre problemas familiares. Sadie é a garota nova que fica conhecida como a rebelde do São Lucas. Isabela é a típica popular do colégio e sofre muita pressão para continuar sendo perfeita. Lílian é aquela que está sempre sorrindo mesmo que esteja gritando por dentro. Noah pertence ao grupo dos populares, mas não fala com ninguém na escola. Lucas é o nerd da turma que é sempre comprado ao irmão e Arthur é o menino estranho e isolado. Apesar de terem histórias de vidas diferentes, os seis encontraram na detenção uma maneira de atravessarem tudo isso. Ali puderam ser eles mesmos, durante essas seis semanas ocorre de tudo: desde encontros em restaurantes, passando por brincadeiras inusitadas, momentos engraçados e tristes. Mas eles aprendem que juntos podem enfrentar o mundo.

Oie Pessoal! Tudo bem?

Hoje trago a resenha do livro Aprendendo em Seis, da autora Marcela Campbell, lançado pela editora Schoba, cortesia da mesma.

E sim, mais uma leitura/resenha antiga que trago com muito orgulho para vocês, pois foi uma das melhores leituras que já realizei! =D

Não sou de ter muitos livros de cabeceira sempre amo ou não gosto deles igualmente, não nego que tenho dois ou três que tenho orgulho de dizer esses são os meus livros de cabeceira, e essa obra acaba por entrar na lista dos amados e favoritos!

Logo que li a sinopse do livro, eu disse para a Luciana, a menina que entrou em contato comigo para fazer a resenha do livro:

- Lu, não sei por que, mas tenho a impressão que vou me identificar com esse livro!

E dito e feito, comecei a realizar a leitura dele logo que chegou, amei a capa, sinopse, e principalmente amei o jeito que a autora escreveu os capítulos, enfim amei tudo até as músicas que ela colocou em cada novo capítulo.

Não sei vocês, mas uma boa parte das pessoas em geral e algumas até de quem lê – os mais quietos – acabam sofrendo com piadinhas idiotas, de mal gosto certo?

Em certos pontos da vida acabamos passando por uma quase ou completa depressão, por vários motivos, desde bullying, problemas em casa, na vida familiar etc, mas todos nós em algum momento sabemos o que essa palavra significa, alguns mais do que outros, mas todos saem marcados no final certo?

Bom esse livro retrata exatamente sobre isso, ele nos mostra seis pontos de vista diferentes são eles resumidamente:

Sadie: tem uma amiga entre a vida e a morte, é quieta na sua, mas acabou por ter a raiva da patricinha da escola.

Noah: um dos populares, mas que no fundo esconde ser uma ótima pessoa e com problemas de relacionamento com os pais.

Lilian: uma ótima amiga vive sorrindo, mas no fundo muitas vezes está mais triste do que alegre, e tem sérios problemas em casa.

Arthur: ruivo, grafiteiro – ótimos grafites e desenhos – quieto na dele, mas sofre com as piadinhas de mal gosto dos nadadores da escola, é um ótimo garoto, tem uma mãe bipolar, mas faz de tudo para mantê-la bem e em casa.

Lucas: um nerd de carteirinha, com um senso de competições afiado, tem problemas com a família em si, mas é um ótimo garoto, brincalhão, mas acaba por sofrer bullying e até mesmo às vezes apanha do grupo do Pedro.

Isabela: é mal falada na escola, namora o Pedro só por status, mas no fundo é uma garota maravilhosa, e uma ótima amiga, somente quem convive com ela, sabe quem ela é de verdade e não somente aquilo que ela passa.

Enfim, resumidamente apresentei para vocês os seis personagens principais do livro, agora parando e pensando o que contei para vocês é pouco em relação ao que eles passam de verdade na história.

Você não sabe exatamente o que sentir lendo os relatos deles, que muitas vezes eles mesmo o fazem, ou quando lemos o que está acontecendo com eles em certos momentos.

Sinceramente quem lê se emociona, mas quem já passou por piadinhas de mau gosto, ou por algo que os personagens passaram ou passam se emociona mais ainda.

A autora consegue nos fazer pensar em nossos atos, na nossa vida em si, nos mostra que nem tudo o que as pessoas representam serem elas realmente são.

Como diz aquele ditado: Quem vê rosto, não vê coração.

Esse livro nos prova que esse ditado é verdadeiro. Eu se fosse tanto editora quanto autora, investiria no envio do livro para escolas, tentar fazer com quem comente Bullying, se toque que o que eles estão fazendo é errado, que machuca tanto mentalmente quanto fisicamente.

Existem muitos livros, filmes, séries que falam sobre isso, muitas alcançam seus objetivos de mostrar a verdade nua e crua do que é a vida de uma pessoa, que ela não demonstra tudo o que sente, o que é.

E que quando sofrem mais ainda tanto na escola, no local de trabalho, até mesmo em suas próprias familiais elas saem mais machucadas do que já estavam, e às vezes comentem atos para "aliviar" a própria dor, que acaba por atingir a todos ao seu redor.

Enfim, amei a narrativa da autora, é aquele tipo de narrativa internacional escrita por uma autora nacional.

É com certeza um dos livros que nunca irei me esquecer de ter lido, ele me mostrou e me ensinou muitas coisas.

Espero que ele emocione vocês também! E que amem ele tanto quanto eu amei!

Até uma próxima,

Bjs, Nay =D

31 comentários:

  1. Oi Nay, tudo bem?
    Eu estou com muita vontade de ler o livro, ele parece ser realmente maravilhoso e sem falar que a autora é super fofa. Adorei a resenha :)

    http://www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nay! Como cê tá?
    E... uau! Que resenha incrível. E abordagem do livro então? Direta e realmente sincera.
    Bullying em todos o sentidos é um assunto comentado demais nas escolas, mas raramente se vê o verdadeiro incentivo contra isso. Seria incrível se as crianças desde cedo pudessem ter acesso a um livro assim ( não essa obra pois creio que não é para essa idade ) , mas algo verdadeiramente relacionado a isso. Deveriam ter um impacto que fizesse as lições ficarem ali, no coração, e não levadas pelo vento e pelo tempo.
    Amei a resenha! Linda.
    Um beijo!
    Paula, Poetisa & Literária

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito! Que legal, me interessou. Gosto de livro assim!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Naylane. Parece ser uma leitura bem densa, além de retratar bem o quadro atual da juventude e seus problemas. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Concordo que os temas tratados pelo livro são sérios (como o bullying), pelo menos pelo que li da sinopse esse parece ser um dos temas mais recorrentes na história. E tenho que dizer que depois de ler a sua resenha fiquei curiosa para saber mais desses personagens e da trama em si.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. adorei a resenha, o livro parece super interessante, ainda mais por se passar aqui no brasil

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. confesso que não foi um livro que me atraia, o enredo em si é bom e inovador, mas não me agradou tanto

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nay, tudo bem? Não conhecia o livro mas ao ler sua resenha vejo que vale a pena a leitura. Seu trabalho sempre muito bom. Saiba que mesmo não tendo o reconhecimento da importância do seu trabalho Vá Além. Pois ele é de grande importância não só pra literatura mas também para aqueles que ainda não descobriram o prazer da leitura e que podem descobrirem como quem não quer nada ao lerem seu trabalho e consequentemente apaixonarem-se pelo prazer da leitura. Parabéns! Tudo de bom! Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Oi, NAy.
    O Livro parece bem interessante. Deve ser uma daquelas tramas que te prendem.

    Obrigado pela dica.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu li a sinopse desse livro e já me interessei, mais sua resenha me deu mais vontade ainda de ler, pois parece ser um livro bom e que mostra a realidade de muitos jovens através desses personagens, além disso a capa ta muito bonita, já anotei o nome dele aqui.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Nay,
    Não conhecia esse livro nem autora, mas deve ser bom, por você ter falado tão bem. Sobre discriminação acredito que todos passam por isso na vida, porém existe um momento que você aprende a lidar com esse tipo de coisa e apartir dai as coisas parecem ter menos significado em relação a tudo que a vida oferece.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Vendo a capa e sinopse desse livro, eu não fiquei muito curiosa, mas como você gostou bastante, achei que vale a pena dar uma chance ao livro ^^
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Que lindo, Nay! Adorei o fato de nos ter apresentado os seis personagens. Fico muito feliz, também, por saber que o livro se tornou um dos seus preferidos <3. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha visto esse livro, pela resenha parece ser mto bom. É uma delícia ler livros que nos prende e envolve assim né.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse, mas gostei muito de saber a sua opinião e é uma ótima leitura para quem gosta desse gênero.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Gostei super dessa premissa, além de ser muito atual e estamos debatendo muito sobre esse assunto. Não tinha ouvido falar nessa obra, mas, sem sombra de dúvidas irei anotar a dica e espero lê-lo muito em breve. É preciso que mais livros assim sejam escritos, quem sabe talvez assim o mundo se torne um lugar melhor um dia.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Sua resenha ficou ótima, e o livro parece ter uma pegada bem interessante mesmo, mas ando tão saturada do tema bulling que estou dando um tempo.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Não conhecia a obra, mas só pela sinopse já fiquei encantada, adoro este tipo de livros! Vou adicionar à minha lista de leituras!
    Obrigada pela dica!
    Beijos

    http://a-lilianaraquel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá! tudo bom?
    Nossa acho incrível esse tipo de leitura, elas deveriam mesmo ser distribuídas em escolas, ajuda muito a conscientizar e ensinar os males do bulling.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  20. Nossa, não sabia desse livro, mas achei incrível a proposta da autora e, com todos os comentários que você fez, fiquei muito curiosa para descobrir o que acontecerá com os personagens e se a história deles vai se ligar de alguma forma. Parece ser uma leitura muito importante para todos.

    Beijos, beijos.

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem? Nossa, é tão bom se identificar logo de cara com uma história, né? Os personagens que você citou me deixaram curiosa, fiquei com vontade de ler. Adorei suas impressões.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Nada melhor do que ler um livro que, no fim, acaba se tornando um dos favoritos, né? Muito interessante essa história, nunca tinha ouvido falar. Adorei a resenha!
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Oii, tudo bem?
    Não conhecia esse livro mas o enredo me lembrou bastante o filme O Clube dos Cinco. Fico muito feliz que tenha gostado da leitura! Parece um ótimo livro que aborda temas super relevantes como o bullying - acredito que todo jovem deveria ler ao menos um livro com essa temática.
    Beijos,
    Karina.
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
  24. Oii
    Ainda não conhecia mais achei bem interessante. Gosto muito de dramas adolescentes e livros como este são aqueles que lemos e ficamos refletindo, o que já faz muita diferença entre apenas ler.
    Adorei sua resenha.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  25. Oi, Nay, tudo bom?

    Pela sinopse, eu não me interessei muito, mas a sua resenha me fez mudar de ideia. Parece se rum livro bem bonito e que desperta empatia na gente, porque é o que realmente acontece, né? Muitas vezes a gente aparenta uma coisa, mas estamos completamente diferentes por dentro. É um livro que eu lerei se eu tiver oportunidade. Obrigado pela dica!

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olha, achei bem interessante o livro!
    Gosto de livros ambientados no Rio. :D
    Não conhecia a obra, mas curti bastante conhecer através de sua resenha!
    dica mega anotada!

    Beijos!

    #Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem? Acredita que esse livro não me é estranho?! Por acaso sabe dizer se ele já foi fanfic de Crepúsculo? Gostei bastante da sinopse e da cara que ele possui, mas confesso que essa percepção de já conhecer não passa. Que bom que você se identificou com o livro, e gostei bastante dos pontos que você levantou.
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Confesso que não conhecia o livro e gostei de saber que o tema trabalhado nele é o bullying. Hoje em dias as crianças e adolescentes não tem limites e uma coisa que era "normal" na escola se tornou brutal. Concordo em levar esse livro para as escolas e fazer com que as crianças e adolescentes se conscientizem que fazer bullying é prejudicial.
    Adorei a sua resenha e vou anotar a dica para uma leitura futura.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  29. Oi, não conhecia esse livro, mas achei ele mega interessante, principalmente por tratar de temática tão atual e que precisa ser debatida... Adorei a sua resenha!

    ResponderExcluir
  30. Olá tudo bem?

    Já realizei a leitura dessa obra também e achei muito boa a proposta da autora como também o desenvolvimento da história, é sempre bom encontramos livros com essa temática assim abre os olhos de muitas pessoas por ai, sobre esse assunto tão complicado!

    ResponderExcluir
  31. Oiiiiii 😍 adorei a sua resenha, realmente nas escolas precisa de livros assim para que ase crianças aprendam que isso é errado. Parece ser um livro muito bom errado que nos ensina. Adorei errado eu não conhecia ele. 😃

    Um beijo da Jhenny Alves

    Www.sussurrandosonos.blogspot.com

    ResponderExcluir