Brasyl

Título: Brasyl
Páginas: 416
Autor: Ian McDonald
Ano:2015
Editora: Arqueiro (cortesia da mesma)
Compre: Submarino Americanas - Saraiva 
Adicionem: Skoob
Sinopse: Três personagens. Três histórias. Três brasis. Ligados através do tempo, do espaço e da realidade. Marcelina é uma produtora de TV que sai pelas ruas do Rio em busca do sucesso que lhe trará a fama. Quando uma ideia para um programa a faz rastrear o mais infame goleiro do futebol brasileiro, ela se envolve em uma antiga conspiração que ameaça não só a sua vida, mas também a sua alma. Edson é um empresário de celebridades tentando sair das favelas de São Paulo em um futuro não muito distante. Um encontro inesperado o faz cair no mundo perigoso da computação quântica. Agora, sem ter para onde fugir em um Brasil em que cada rosto e centavo são rastreados, ele precisa salvar a própria pele. Padre Luis Quinn é um missionário jesuíta que vasculha as profundezas da Floresta Amazônica do século XVIII em busca de um padre renegado que tenta estabelecer um império. Mas o que ele encontra ali põe em xeque a sua fé e a própria realidade.


Oie pessoal! Tudo bem?

Hoje trago a resenha do livro Brasyl, do autor Ian McDonald, lançado pela editora Saída de Emergência Brasil, cortesia da mesma.

Nossa pessoal! Faz tanto tempo que não mexo no meu notebook, e que não faço uma resenha que chego a estar enferrujada, mas vamos ver se no decorrer da história eu me lembro novamente de como se faz uma resenha! – risos.

Bom, hoje o escolhido foi Brasyl, para começar que nome certo? Nome do nosso país, mas escrito de um jeito totalmente diferente, e para melhorar ele se passa aqui, mas o escritor é Irlandês, e escreveu um livro onde tudo se passa em outro país! 

Sou acostumada a ver muitos brasileiros fazendo isso, mas poucos estrangeiros, esse me surpreendeu!

Ele conseguiu captar bem como nos brasileiros somos, e ainda nos faz pensar em como teria sido nossas vidas se tivéssemos seguido por tal caminho, se tivesse feito tal escolha, etc.

E isso que ele nos faz pensar, foi bem o que me prendeu ao livro, pois de uns dias para cá estou pensando bastante nisso, e quando parei para pensar, vi que já havia visto ou lido algo com o que eu estava passando e foi ai que me lembrei que havia lido sobre isso no livro.

Enfim, vamos focar na história do livro agora, bom sou uma pessoa que na vida real fujo o mais rápido possível da palavra física, mas como leitora e uma pessoa extremamente curiosa, quando essa palavra aparece em algum livro eu já me interesso.

E Física Quântica é o que encontramos nesse livro, as teorias nesse livro envolvem três histórias do livro, por assim dizer é ela que enlaça todo o livro.

Primeiro conhecemos Marcelina, e logo em seguida Edson, caramba o autor pegou até a essência dos nossos nomes! Risos – o que eu posso dizer é que esse ultimo personagem que eu cito tem tudo a ver com o nos brasileiros, dupla personalidade, numa hora é uma pessoa, na outra é outra.

Eu estou em uma relação de amor e ódio com esse livro, não sei se o amo, ou se odeio ele, para começar uma coisa que não gostei do livro é que o autor troca mais de fonte do que de roupa, numa hora é uma fonte e na outra uma completamente diferente, de vez em quando fazer essa troca é bom, mas não tantas vezes quanto o autor fez nesse livro, tirando que algumas eram em negrito! 

Segunda que para complicar minha vida, de algum jeito os correios molharam meus livros, então eles vieram machados e muito, mas muito machucados, o que às vezes atrapalhou a leitura.

E de vez em quando fiquei bastante confusa em relação aos personagens, eram muitos apresentados em uma única cena de ação.

Todavia tirando essas coisas ruins que aconteceram, o livro é bom sim, tem uma narrativa maravilhosa, o autor conseguiu criar um enredo que mantém qualquer um preso a leitura do inicio ao fim e digo mais, esse livro é um thriller de arrepiar os cabelos!

Ah e antes que eu me esqueça o autor narrar em vários momentos, exemplo: neste capitulo estamos no Brasil atual, pode ser que no próximo estejamos num Brasil colônia, e cada um retratando uma realidade que se formos ver a fundo se interligam.

Essa parte do livro me lembrou muito o filme que estou assistindo na escola em filosofia/sociologia: Quanto custa ou é por quilo? Esse filme retrata bem o que o autor escreveu no livro.

Enfim pessoal! Acho que era isso, espero que eu não tenha perdido o jeito e que vocês tenham gostado da resenha!

Até a próxima,
Bjs, Nay =D

12 comentários:

  1. Ola Nay tudo bem?
    Adorei a sua resenha, e que capa linda! Espero ler o livro em breve!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nay!
    Eu fujo de física assim como diabo foge da cruz.
    Achei interessante o autor desse livro ser gringo. De primeira, achei que era nacional mas, com um nome estilisado. Mas, quando vi que ele era irlandês, fiquei curiosa para le.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi Nay,

    Já tinha visto essa capa, e sabia que era de um autor estrangeiro. É como você disse, normal um autor brasileiro ambientar sua história em outros países, mas é difícil ver um autor de outro país, ambientar seu livro no Brasil. Isso chamou minha atenção.
    Fiquei ainda mais interessada de saber que é um thriller. Apesar de não ser meu gênero favorito, ainda prefiro do que se fosse um romance.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Nay, tudo bem?
    Eu confesso que a premissa do livro me chamou muito a atenção, porém eu tenho um probleminha com as fontes dos livros e ao que parece esse livro iria acabar me dando nos nervos rsrs mas eu quero muito ler ele, só não sei se vai ser por agora.

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha, o livro parece ser muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha, ficou muito bem escrita, a história do livro parece ser bem legal!

    ResponderExcluir
  7. Oi Nay, tudo bem???
    Nossa que legal!!! Um livro com o título Brasyl que foi escrito por um estrangeiro. E ainda mais que eu adoro física. Claro que vou ler.
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Olá Naylane!!!
    Gostei muito da sua resenha sobre este livro, e confesso que fiquei curioso para ler. Muito linda a capa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Nay. Gostei da resenha! O livro parace ser muito legal!

    ResponderExcluir
  10. Hey!
    Não conhecia o livro Nay mas achei interessante...
    Adoro livros que fazem a gente ficar pensando no que teria sido se tivessemos ido por outro caminho né
    esse negocio de trocar de fonte toda hora tambem nao me agradaria nao rsrs
    gostei da sua resenha viu :D
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Nay!
    Adoro livros que mexam com várias áreas do conhecimento, principalmente das ciências exatas, por assim dizer. Não conhecia o livro, mas me interessei muito.
    Gostei da resenha, parabéns.
    Beijos, Lorena

    ResponderExcluir