Meta: Um Capítulo por Dia

Oie pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje trago mais uma super dica para quem é escritor iniciante, ou desorganizado como eu! (sim sou desorganizada, não me julguem u.u)

No inicio dessa semana, me mandaram o link de um calendário de escrita para baixar, eu amei a ideia e estou tentando segui-la.

Calendário funciona da seguinte maneira: você coloca uma meta de escrita e tenta seguir ela todo o dia.

O dia que você escreve, marca um X no número e no dia que você esquece, não escreve ou não alcançou a meta deixa em branco.

Como eu estou fazendo para vocês terem uma noção: Minha meta é escrever um capítulo por dia, se você quiser pode escolher escrever 500 palavras em 1 hora, ou como você se organizar melhor.

Eu preferi colocar minha Meta de um capítulo por dia, pois como meus capítulos são pequenos e se eu estiver com a inspiração ligada no 220 consigo render mais do que colocando uma meta por palavras.

Baixei meu exemplar em PDF do site do Ficção em Tópicos, é um site muito amorzinho que nos dá dicas de como escrever, nos organizar etc tudo para os novos escritores que estão surgindo hoje em dia, ou claro para quem já escreve há mais tampo também e está precisando se organizar mais!

Esse é o meu exemplar do calendário.

Como vocês podem ver, no dia 3 de Janeiro não obtive minha meta, então deixei ele em branco.

Mas tirei o atraso no dia 4 de Janeiro, escrevendo dois capítulos completos!

E já estou pensando e elaborando os próximos!

Ah como vocês devem ter notado, não escrevi minha meta, porque ela é sempre a mesma para todas as minhas histórias.

Estou usando o calendário mais para me incentivar a escrever todo o dia, do que por causa da meta.

Espero que vocês tenham gostado dessa dica, e que ela possa auxiliar vocês em suas criações!


Até a próxima galera!

Bjss, Nay =D

40 comentários:

  1. Oi! Achei a ideia muito bacana, apesar de não escrever. Adoro ajudas para ser mais organizada. Bjos

    Click Literário

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nay.
    Puxa, que dica legal.
    Gostei muito, isso ajuda muito na organização da escrita e de qualquer outra coisa.
    Seguir um cronograma é essencial em qualquer atividade.
    Feliz ano novo.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  3. Eu escrevo algumas autorias e achei uma ótima ideia!

    ResponderExcluir
  4. Oiee Nay ^^
    Quando comecei a escrever meu segundo livro (ainda incompleto), eu tinha essa meta de escrever um capítulo por dia, e às vezes escrevia até dois ou três...mas ai fui cansando, a inspiração foi dar uma volta e acabei não escrevendo nada por meses. Em novembro, mais ou menos, voltei e escrevi alguns, mas aí parei de novo *-* Gostei bastante desse calendário, acho que vou usá-lo também...haha'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Essa ideia é genial e está me ajudando bastante e me organizar nas escritas. Quero fechar o ano completo!

    ResponderExcluir
  6. Oi. Adorei essa ideia. Precisa de um desses para as minhas leituras e para organizar os pots do blog. Acho que vou pesquisar algum por aí...

    ResponderExcluir
  7. Preciso desta organização. Estou com um projeto parado desde 2015 e não avanço por falta de disciplina.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Estou começando a escrever o meu livro e adorei esse planejamento, é muito mais prático pra cumprir as metas! Adorei o site que você indicou, vai me ajudar bastante nesse processo de escrita; muito obrigada pelas indicações <3
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumcerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oiee, gostei da ideia apesar de não escrever, mas creio que irá ser muito util para quem realmente escreve!
    Bjs Jany

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Eu adorei ler o post e conferir esse artigo bem bacana!! :) Eu não sei se usarei mas e uma boa ideia!!

    A questão e que eu não tenho jeito para essas metas a escrever, gosto de ir com tempo e calma, mas este ano quero escrever pelo menos umas 6/7 horas todas as semanas... Vai ajudar, tendo em conta que o meu tempo tem sido muito escasso.. :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Eu vi esse calendário em alguma página do facebook e achei super interessante a ideia. Pensei em adaptar para postagens pro blog, mas deixei de lado e acabei esquecendo.
    Enviei ele pra uma amiga escritora e ela amou a ideia. Espero que você consiga seguir sua meta.

    ResponderExcluir
  12. jamais poderia julgá-la. rsrs tb sou bastante desorganizado. Mas... a meu favor posso dizer, que dentro da minha desorganização, mantenho uma lógica e nunca me perco. rsrs Adorei a ideia do calendário! É uma ótima dica, pois ajuda a manter o foco.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  13. Olá Nay,
    Não escrevo, então, esse calendário não me ajuda, mas acho muito bacana estipular metas para as pessoas realizarem seus sonhos e atingirem seus objetivos.
    Desejo muito sucesso e uma organização maior para ti.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Ola Nay!
    Eu gosto muito de trabalhar com metas, pra mim elas são necessárias pois eu perco a motivação muito rapidamente. Eu não escrevo, então esse em especial, não preciso rs, mas fiz tabela de metas pra muitas outras coisas, até para limpeza da casa kkkk

    Bjus e sucesso na escrita!
    Andréa

    ResponderExcluir
  15. Realmente pra quem é desorganizado isso é uma boa ideia. Eu sou um pouco, mas tenho tentado melhorar rs.
    Obrigada pela visita lá no blog. Bjs.
    Lauri Brandão - Resenhista do Blog As Meninas Que Leem Livros
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Bem legal a dica!
    Eu não escrevo, mas deveria estipular uma meta por dia pois ando bem enrolada hahaha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Adoreei a dica, mas dificilmente isso ia funcionar comigo hahaha a preguiça sempre vence!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá =) Eu também gosto de ler o livro por capitulo, não gosto de parar no meio do capitulo e pegar depois para terminar. Acredito que assim seja melhor e até mais rápido. Mas eu não leio um por dia, talvez leio mais ou fico um tempo sem ler. Tomara que você consiga ler um todo dia pelo menos. Beijos'

    ResponderExcluir
  19. Oi!

    Bem legal esse sistema de organização. Deve ser otimo para por as ideias em dia e até mesmo ser mais produtivo na escrita. Boa sorte haha.

    bjs!

    ResponderExcluir
  20. Que dica mais top! Achei super bacana a ideia do calendário e das metas. Espero que consigas atingir seus objetivos! Muito sucesso na escrita viu! =)

    Depois vou passar lá pra conhecer o site que você indicou. =)

    ResponderExcluir
  21. Oi Nay!
    Será que esse calendário também funciona para blogueiros desorganizados? hahahah
    Muito boa a sua dica, amei!
    Beijos, Lorena

    ResponderExcluir
  22. Interessante seu post. Ainda não tentei estabelecer metas para escrever, como escritora sinto mais efeito quando tenho alguma inspiração. Mas acredito que pode ajudar se for para escrever livros mais longos. Boa sorte !!! bjoooo

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Que legal a idéia. Mas pra mim teria que ser um calendário de leitura, já que eu não escrevo. =p

    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu amei essa ideia do calendário, mas como não me dedico muito as minhas histórias, porque escrevo só para mim mesmo, acho que vou levar a ideia para a vida profissional. Eu sou redatora e quero produzir muito mais do que produzo atualmente, mas pra isso eu preciso ter uma disciplina que não tenho, acho que esse calendário vai me ajuda muito, mas terei que criar punições para mim mesma, caso não siga as metas hahahaha.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  25. Oi.
    Adorei a dica.
    Estou começando a escrever agora e o que falta é disciplina.
    É isso que você falou: em alguns dias escrevo um monte, quase o dia inteiro e em outros simplesmente não escrevo.
    Vou baixar um para mim também.

    ResponderExcluir
  26. Olá ♥
    Também escrevo, e acho que preciso muito disso rsrs
    Tem dias que escrevo dois três capítulos, mas tem vezes que passo duas semanas sem escrever uma palavra. Vou baixar obrigada pela dica ♥

    ResponderExcluir
  27. Ei, não sou escritora, mas sou bem desorganizada e achei muito legal essa planilha para ajudar a quem precisa de uma ajuda na hora de se organizar. Então achei extremamente interessante e muito bom para fazer com que se cumpra o que deseja! Te desejo sucesso e que você preencha com x diversos dias <3
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  28. Não conhecia o ficcão em tópicos mas já amei! Sempre quis escrever mas sempre fui muito desleixada com minhas metas, quem sabe agora a coisa engrena, né? Sorte pra nós hahaha, também sou ligada no 220 as vezes.

    ResponderExcluir
  29. Olá, bastante legal esta ideia para quem está iniciando na escrita, é bom para se organizar e seguir uma disciplina.

    ResponderExcluir
  30. Oi tudo bem,
    eu também tenho um projeto de escrita em andamento, mas não me prendo a metas pois gosto de seguir o meu próprio fluxo. Como na leitura, mas espero muito que pra você dê certo boa sorte.
    Beijoos

    ResponderExcluir
  31. Dicas para dicas para escritório iniciantes sao sempre boas, mss aí eu fico pensando se um capítulo por dia dá certo. Tudo que é feito por obrigação é ruim e se a pessoa tivesse um bloqueio? Iria fazer ruim para cumprir uma meta? Pq tem que se escrever um livro em tão pouco tempo? Enfim... Admiro que conseguir mas comigo não rola. Beijos

    ResponderExcluir
  32. Olá, tudo bem por aí?

    Eu adoro escrever desde que eu era criança, mas eu nunca consegui estabelecer uma meta de um capítulo por dia por exemplo, mas sua postagem me encorajou a isso. Boa sorte para cumprir a sua meta, aposto que a história que você está escrevendo é ótima!

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  33. Oieee
    Tudo bom?
    Nossa achei bem interessante essa forma de se organizar, acho que deveria ter algo semelhante pra nós leitores sairmos dá inércia e alcançarmos nossa meta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Olá, tudo bem?
    Gostei bastante da dica porque, como acredito que sejam a maioria dos escritores, sou muito desorganizada. Até tento estipular metas, mas na prática vejo que elas acabam sendo grandes demais para mim. Então claro que gostei do calendário.
    Inclusive, vou até roubar a sua meta para mim. Acho que um capítulo por dia vai ser algo fácil porque meus capítulos não costumam ser muito grandes.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Eu também sou meio desorganizada... Acho a ideia de calendários assim super interessantes e acredito que deve ajudar muito.
    Facilita quando você consegue visualizar o que tem de meta e como está progredindo nela. Se fosse para escrever, para mim seria meio irritante - principalmente nos dias que não conseguisse cumprir...rs
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  36. Olá,
    Adorei a dica para quem é desorganizado. Também sou e muito e estou tentando me organizar. Não sou escritora, mas baixei alguns calendários para me ajudar nas postagens do blog e também na minha vida como um todo e confesso que ainda não entrei no ritmo kkkkkk

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Oi, tudo bem? Adorei a dica desse calendário não só pra qiwm escreve. Eu mesma tenho uma meta de leitura de ler pelo menos cem páginas por dia. As vezes leio um pouco mais um pouco menos e acho quw esse caderno vai ajudar eu me organizar melhor.
    Bjs

    ResponderExcluir
  38. Olá, tudo bom?
    Adorei sua meta de escrita! Ela serve bem também para quem quer se aventurar no mundo dos clássicos através da leitura. A pessoa pode estabelecer uma meta tipo essa sua, de ler um capítulo por dia ou páginas. Enfim! Adorei a ideia ^^



    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  39. Oi, tudo bem?
    Eu não sou escritora, então eu não faria essa meta, mas pensei em fazer algo parecido com isso, mas no caso a meta seria ler tantas páginas por dia ou capítulos. Enfim,achei uma dica ótima para quem escreve, ajuda bastante,né?

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  40. Olá!
    Suas dicas são muito boas e acho que dá pra adaptá-las para os leitores também, (tipo eu rrsrs) que são mais desorganizados e acabam deixando um livro de lado por ter ficado dias sem lê-lo.
    Ótimo post.
    Bjs

    ResponderExcluir