Obsidiana

Título: Obsidiana
Série: Lux
Volume: 1
Páginas: 320
Autor: Jennifer L. Armentrout
Ano: 2015
Editora: Valentina (cortesia da mesma)
Adicionem: Skoob
Sinopse: Começar de novo é um saco. Quando a gente se mudou para o interior, bem no início do último ano do colégio, eu já vinha me preparando para o sotaque caipira, o tédio, a internet lenta e um monte de chatices…Até dar de cara com o meu vizinho lindo, alto de dar tontura e com intimidantes olhos verdes. Hummm…os prognósticos estavam melhorando. Até que…ele abriu a boca. Daemon é irritante. Arrogante. Dá vontade de matar. A gente não se dá bem. Não mesmo. Mas, quando um caminhão quase me transforma em panqueca, o garoto literalmente congela o tempo com um aceno de mão e aí, bom, algo inesperado acontece. O alien gato (meu vizinho) tem poderes!!! Você me ouviu bem. ALIEN! A verdade é que ele e a irmã têm uma galáxia de inimigos que querem roubar seus poderes. O rastro que deixou em mim brilha como árvore de natal e isso não é nada bom. O único jeito de sair viva dessa é ficar colada em Daemon até a magia alienígena desaparecer. Quer dizer, isso se eu não matar o cara primeiro.

Oie pessoal! Tudo bem com vocês? Decidi trazer algumas resenhas que postei ano passado, na época que o RT havia entrado em reforma e por isso quase ninguém viu! (risos) 

E também irie trazer durante o mês algumas resenhas que postei no Instagram, assim também me dá tempo de acabar algumas resenhas que tenho pendentes aqui! 

Espero que gostem =D E não se preocupem todas as resenhas que eu trouxer para cá receberão alguns ajustes (risos)

Então hoje trago a resenha do livro Obsidiana, da autora Jennifer L. Armentrout, lançado pela editora Valentina, cortesia da mesma.

Esse livro teve opiniões diversas, muitos gostaram e muitos outros odiaram, eu faço parte do time que amaram esse livro tanto é que a frase a seguir define o que eu senti pelo Daemon por mais irritante que ele fosse! (risos)

Aquele momento em que você deseja que o personagem principal do livro saia e entre na sua vida!

Pois é, pessoal! O Daemon consegue fazer isso! Que cara, ou melhor, Alien de tirar o fôlego!

Alto, com um corpo perfeito, olhos verdes e cabelos castanho-pretos enfim o príncipe encantado de qualquer mulher, menos para a Katy! (risos)

Katy é como nós leitoras compulsiva sem tirar ou colocar nada, ela tem um blog literário como nós, ama ler e escrever em seu blog e ainda por cima tem um estilo bem maneiro.

Ela se muda para West Virginia com a mãe, depois do falecimento do pai, já há três anos, como ela mesmo diz aquele lugar é o fim do mundo e eu concordo com ela, por que pelo amor de Deus que cidade mais pacata! Ela consegue ser pior que o bairro onde moro, então pensem como é West Virginia!

Mas acreditem as cosias mudam, quando ela resolve fazer amizade com os seus vizinhos, depois de sua mãe encher muito o saco, já de cara ela não se deu bem com o Daemon, não nego que ele é um arrogante e babaca de carteirinha!

Todavia sua irmã é o oposto dele, Dee é uma jovem bem carismática, que se afeiçoou com a Katy logo de cara, e as duas se tornam grandes amigas, contrariando todas as regras do Daemon.

Todavia parando de enrolar e indo para o foco principal: que livro! Que história e (suspiro) que romance!

Esse livro junta tudo, romance, suspense e ficção tornando-o viciante da primeira a última página.

A autora tem uma narrativa maravilhosa, ela descreve tudo, mas não torna o livro maçante, muito pelo contrario ela deixa ele simplesmente maravilhoso.

As cenas de ação que ocorrem nesse livro, são cenas de um bom suspense, quase que de filmes, ela descrever de uma maneira que nos faz imaginar tudo, tim-tim por tim-tim, sem deixar nada de fora.

A sinopse do livro mesmo já nos revela que eles são Aliens certo? Então, sim Dee e Daemon são irmãos gêmeos e extra terrestres, todavia a autora inova um pouquinho nessa parte, já que sempre lemos livros onde os Aliens são almas que ocupam corpos humanos, ou que eles são seres do futuro etc certo?

Nesse livro entretanto eles são algo bem diferentes, não vou contar o que, mas acreditem, foi a melhor definição que eu já li, eles podem controlar um monte de coisa, desde o tempo , o futuro, até criar bolas de fogo, eles sempre nascem em trios, eles não ocupam ou roubam o corpo de um ser humano, eles são tipo os Transformers eles olham alguma coisa e se transformam nela e ficam com aquela aparência humana para sempre.

A única coisa que não lembro para passar para vocês é se eles envelhecem ou não como nós.

Como para todos os protagonistas à também um antagonista na trama, e podem acreditar esses vilões são de arrepiar os cabelos, eles são definitivamente feitos da matéria oposta do que os nossos aliens principais são feitos.

E eles fazem o estrago, não estão nem ai, matam por prazer, torturam por divertimento e perseguem os Lux para tirar seus poderes.

Sim, Lux é o jeito que os nossos Aliens se autodenominam, acho que por essa pequena palavra vocês conseguem ter uma ideia de que eles são feitos.

Já li outro livro da autora, e pude notar que tanto em um enredo como no outro, a autora não deixa nós soltos, ela expõe uma coisa e logo em seguida explica o que é.

O livro é um pouco complexo de entender, pois tem algumas denominações diferentes que encontramos nele, o titulo não pensem que ele não tem nada haver com a história como eu pensei, pois tem sim e vamos entender o que é uma Obsidiana no meio para o final do livro.

Estamos chegando ao final da resenha e confesso para vocês, quando eu solicitei esse livro eu não dava nada por ele, nem de capa, nem de sinopse nem de nada, acho que eu estava bem fora das ideias naquele dia, pois a capa é linda, mostra bem como o Daemon é, a sinopse chama qualquer fã de ficção e de romance para ler, e a diagramação do livro também é simplesmente linda.

Então como a curiosidade sempre mata o gato: quando o livro chegou eu olhei para ele, sorri e pensei mais um filho para a minha estante, e coloquei-o em cima da minha impressora, não deu outra não me aguentei e peguei-o para ler e bem na primeira página, encontro uma citação que com certeza todos nós leitores já passamos pelo o que está escrito nela algum dia e foi naquele momento que o livro me ganhou.

Garanto para vocês que livro, cheio de ação, suspense, romance, brigas, revelações etc, enfim só lendo para vocês entenderem.

Eu indico com certeza para vocês, até por que, a narrativa da autora não deixará vocês nem irem ao banheiro, enquanto não acabarem de ler, falo por experiência própria por que na época li o livro em três dias! (risos)

Estou contanto os minutos para poder ler a continuação dele e espero que Onix seja tão perfeito quanto Obsidiana foi!

Enfim, até a próxima pessoal! Espero que tenham gostado, nos vemos no próximo post!

Bjs, Nay =D

60 comentários:

  1. Olá Nay, tudo bem?
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. Eu também já fiz essa leitura e particularmente adorei a narrativa e os elementos inseridos, foi uma boa surpresa e recomendo bastante a leitura, é muito divertido e carismático né?!. Suas impressões refletem bem as minhas próprias e que bom que curtiu a leitura! Ah, e a continuação, Ônix, é mesmo muito boa, vale super a pena ir conferir logo <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Estou louca para ler Ônix, espero gostar da leitura quanto gostei desse livro!
      Bjss

      Excluir
  2. Oi, Nay!
    Li esse livro e também "Ônix" ano passado.
    Gostei do livro e da escrita da autora, mas confesso que a Katy me irritou MUITO! E o Daemon não fui tudo isso para mim. Também notei que esse livro, principalmente "Ônix", parecem muito com Crepúsculo! :O Você notou isso?
    Ainda estou com o pé atrás de ler os próximos livros, mas pode ser que eu dê outra chance.
    Beijão!

    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie tudo bem?
      Olha eu nunca comparo os livros que leio, então não, não notei nada parecido com Crepúsculo, para mim foram duas leituras completamente diferentes!
      Bjss

      Excluir
  3. Olá tudo bem?
    Eu ainda não li esse livro ainda, mas tenho muita curiosidade de ler. Eu já tenho um outro livro da autora que está na minha meta de leitura desse ano. Acho a proposta de Obsidiana muito legal. Espero poder comprar toda a série em breve. Adoro ler as suas opiniões sobre o livro. Até mais ver
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Eu já li três livros da autora, dois amei demais e um infelizmente para mim deixou a desejar, mas espero que você goste da leitura do livros que você tem ai!
      Bjss

      Excluir
  4. Esse livro quando li, foi um dos meus favoritos, inclusive na época ficou entre meu top 10 do ano. O final me fez chorar muito, que desespero, por não saber o que viria. Fora que o Daemon é um sonho. Me deu até vontade de ler de novo.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Eu também fiquei bem desesperada para ver o que aconteceria no próximo livro e de vez em quando não nego que releio ele até que eu não consiga comprar Ônix!
      BJss

      Excluir
  5. Olá,

    A premissa me pareceu intrigante e toda essa história de alien também me deixou interessada. A escrita da autora parece ser envolvente é ótimo quando a leitura nos prende que não conseguimos desgrudar do livro. Adorei a resenha e espero ler algum dia!

    http://www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Tudo bem? Leia tenho certeza que você irá gostar da história e dos personagens a autora sabe muito bem como nos prender em suas histórias!
      Bjss

      Excluir
  6. Ainda não consegui me interessar por esta série, acho essa coisa de alienígenas se apaixonando por terráqueos um pouco forçada. Mas fiquei curiosa com a questão deles não envelhecerem como os humanos. Isso me deixou uma pontinha de interesse pela história.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Eu gosto de tudo que é fora do normal kkk então esse livro foi um prato cheio para mim, mas que pena que não lhe agradou!
      Bjss

      Excluir
  7. Oi Nay, tudo bem?
    Mesmo antes da editora comprar os direitos, eu sempre via muitas pessoas falando muito bem dessa série, então sempre tive o interesse de a ler. E quando a editora Valentina comprou os direitos, eu fiquei muito feliz, pois finalmente poderia ter meu exemplar nas mãos, mas infelizmente até hoje eu não consegui o adquirir rsrs, mas a sua resenha só atiçou a minha curiosidade a respeito da historia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Gih! Espero que você consiga ler o livro em breve tenho certeza que você irá gostar da leitura!
      BJss

      Excluir
  8. Respostas
    1. Oie moço! Tenho certeza que você irá gostar da leitura!
      Bjss

      Excluir
  9. Oi Nay!

    Tudo bem? Então, um tempinho atrás eu recebi o segundo livro da série para resenhar pela Valentina, então acabei tendo que ler o primeiro e gostei bastante do enredo. Concordo com você que tem alguns pontos complexos e isso pode dar um nó na cabeça de alguns leitores, mas mesmo assim eu realmente indico o livro também.

    Beijinhos
    Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Nossa estou louca para ler a continuação, espero que seja tão bom quanto esse primeiro!

      Bjss

      Excluir
  10. Gostei da ideia de repostar resenhas pouco visualizadas. As vezes é o momento. Adoro as publicações da editora Valentina. Apesar de não conhecer esse livro e nem a autora me chamou bastante a atenção.
    bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Tenho certeza que se realizar a leitura irá gostar da história e da escrita da autora!
      Bjss

      Excluir
  11. Olá, Nay! Bom, esse é o meu primeiro contato com a leitura, não conhecia nenhuma obra da mesma. Confesso que se o visse numa livraria, julgando apenas pela capa não daria nada à ele - não sou fã de capas que trazem pessoas, isso atrapalha um pouco a minha imaginação, rs. Porém, lendo sua resenha até que senti uma pontada de vontade de ler o livro. Adorei poder conferir suas impressões a respeito desta leitura. Dica anotada!

    Beijos,
    Blog Anne & Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Eu não me importo com pessoas na capa, para mim não interfere em nada na minha imaginação, até porque eu dificilmente imagino os personagens como a autora descreve! kkk Mas com certeza se você realizar a leitura do livro irá gostar da história!

      Bjss

      Excluir
  12. Oiiii,

    Já li varias resenhas sobre Obsidiana e já não sei quantas pessoas me disseram como o Daemon é apaixonante, mas não sei explicar, tem alguma coisa nesta história que me incomoda e me impede de ler. Acho a capa muito lindinha, e sei que o contexto é interessante, porém ainda assim não consigo me interessar :(

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Tudo bem?

      Tenta dar uma chance a leitura que com certeza você irá ficar interessada, sei como se sente porque senti a mesma coisa quando o recebi! kk

      Bjss

      Excluir
  13. Oii!
    Não conhecia esse livro ainda. Achei a história bem diferente do que eu costumo ler. Eu achei a capa muito bonita, e pela sua empolgação na resenha, a história parece ser também. Fiquei pensando sobre esse poder deles. Já pensou poder se transformar em outras pessoas? Eu achei mtoooo legal. Se eles também não envelhecem, nossa isso seria uma grande vantagem. Como toda a fantasia, sempre vamos encontrar uma língua com palavras diferentes para dar um toque mais especial na história. Apesar de não ser o tipo de leitura que me chama a atenção, fiquei bem interessada em ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Tudo bem?

      Os poderes deles são muito show! Cada um tem uma habilidade e nossa com certeza se você ler irá gostar da história!

      Bjss

      Excluir
  14. Oi, esse é um livro que eu já vi muita gente falando e que em um evento que eu fui falaram mega bem e fiquei curiosa na época. Depois acabei me envolvendo com outras obras e deixei para lá. Lendo sua resenha me envolvi novamente e gostei muito de saber um pouco mais da história e que a protagonista também é blogueira. Não sei se eu irei gostar do Daemon, mas acredito que sim e já amo só por ser romance kk Mal posso esperar para ler, mas acho que vou esperar lançarem a série completa para eu ler, afinal odeio ficar esperando por continuações!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! é uma ótima tática esperar lançarem todos os livros, porque infelizmente são alguns! kkk
      Mas tenho certeza que no que ler um irá se apaixonar e querer os outros!
      Bjss

      Excluir
  15. Olá.
    Acho super legal repostar resenhas antigas. É até bom para auto crescimento. Comparar seus escritos antigos com os mais atuais. Adoro fazer isso e ver o quanto evolui em minhas críticas.
    Enfim, este é um livro que não me chama a atenção. Acho meio clichê o romance entre os protagonistas e novas séries agora estão um pouco de lado nas minhas metas de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Olha moça eu fiz uma limpa nas minhas resenhas, nos post do blog em si, pois tinha muita coisa desnecessária infelizmente, e agora ficou tudo mais novo e completo kkk Olha eu sou suspeita para falar de clichê, pois tudo que é clichê para os leitores para mim não é, então não posso dar uma resposta mesmo, mas se você der uma chance acredito que irá gostar da proposta da obra!

      Bjss

      Excluir
  16. Oi, Nay!
    Li esse livro ano passado, e sou do time que amaram o livro! Hahaha Daemon é amor, apesar de na maioria das vezes ser um babaca! kkkkk
    É impossível para nos blogueiras literárias não se identificar com a Katy, pelo fato dela ter um blog, e amar livros! <3
    Estou louca pra ler o segundo da série!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Impossível não amar o DAEMON, gosto de personagens como o dele, por mais que na realidade os caras como ele são somente babacas, mas nos livros os autores sempre dão um jeito de nos mostrar o outro lado deles! Enfim, se você amou o livro pensa eu! kk

      Bjss

      Excluir
  17. Olá!

    Eu adorei esse livro. Li ano passado, e não sabia que gostaria tanto dele quando terminasse a leitura. Agora estou ansiosa pela continuação. Ainda não pude comprar, mas está na minha lista de compras. Espero que seja tão bom quanto o primeiro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Somos duas então que nos surpreendemos por termos amado tanto o livro moça! Quando ler a continuação me conte se é tão boa quanto!

      Bjss

      Excluir
  18. Admito que quando vi a capa, sem as frases e tudo o mais e não li a sinopse, acreditei que poderia ser um livro bem interessante. Porém... Depois de ler a sinopse, eu desanimei. Não curto esse estilo de livro.

    Para mim, que só li a sinopse, é um crepúsculo com alien ao invés de vampiro. E a coisa do irritante, arrogante... Não entendo porque romancear quem maltrata. É por isso que muitas mulheres sofrem violência e ficam quietas. "Aaaah é o jeito que ele demonstra que gosta de mim!" Bah! u.u

    Pelo que você disse, pelo menos a autora é boa, não deixa nós cegos e explica bem o universo criado por ela. Então cumpre seu papel.

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Olha de Crepúsculo não tem nada, acho que as pessoas deveriam parar de comparar uma série com a outra, por que uma coisa não tem nada a ver, mas enfim é cada um com a sua opinião! Sobre o livro em si a autora foi muito boa desenvolvendo tudo, estou ansiosa pelas continuações!

      Bjss

      Excluir
  19. Olá,

    Esse foi um dos livros que mais me surpreendeu, pois esperava um enredo clichê e enfadonho, mas acabei emocionada com a história e muito imersa em toda essa trama. Já adianto que Onix, é igualmente bom, mas com uma carga maior de sentimentos, então prepara-se haha. Adorei ler suas impressões, bateu uma nostalgia do livro.


    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Ai Meu Deus! To ficando cada vez mais ansiosa agora para realizar a leitura da continuação, espero que seja tão boa quanto!

      Bjss

      Excluir
  20. Eu gosto dessa autora por outro livro dela, na verdade uma série que ainda bem que será lançada no Brasil e espero fazer muito sucesso!, mas esse livro eu tenho resistência apesar de comentários positivos como o seu pq não gosto de livros com ets, lobisomens, e etc. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Eu já li três livros da autora contanto com esse e de todos só não gostei de um, por que todos os outros foram perfeitos!

      Bjss

      Excluir
  21. Olá!
    Já vi muitas resenhas desse livro, mas nenhuma negativa, então sempre tive muitas expectativas sobre essa história. Você me dizendo que teve pessoas que odiaram foi uma grande surpresa, já que achei muito legal essa trama. Imagino que seja de uma leitura rápida mesmo, pois a obra parece ser muito fluída. Adorei a sua resenha e espero ter a oportunidade de poder conferir essa história também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Tudo bem?

      As pessoas odiaram porque tem aquela simples mania de comparar um livro com o outro, no momento que elas não fizerem isso irão gostar de muitas histórias boas como essa! Espero que quando realizar a leitura da obra goste tanto quanto eu!

      Bjss

      Excluir
  22. Olá, que bom que teremos aqui resenhas antigas suas, será muito bom conferir, as vezes aparece aquele livro que nos interessa. Esse em si, não me chamou muita atenção, como você disse é um enredo meio que complexo e não gostei desses personagens aliens, acredito que eles não me conquistariam durante esta leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Tenta e quem sabe você não se surpreenda!? Eu não sou fã de aliens, mas esses me conquistaram, mas cada um cada um! Mas quando tiver a oportunidade, realize a leitura de alguma obra da autora! Tenho certeza que irá gostar!

      Bjss

      Excluir
  23. Oiee, tudo bom? Gostei muito de conferir sua opinião sobre esse livro! Tenho muita curiosidade para conferir essa história, principalmente por envolver aliens <3 Espero ter a oportunidade de ler ainda esse ano e gostar tanto quanto você :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Quando o ler me conte o que achou! Com certeza irá gostar da leitura e da história! É muito envolvente! <3

      BJss

      Excluir
  24. Oi, tudo bem?
    Faz tempo que quero ler esse livro primeiro porque a capa por si só já chama bastante minha atenção e adoro premissas que envolvam alienígenas. Fico feliz dw saber quw tenha gostado.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Quando o ler me conte o que achou! Com certeza irá gostar da história ela é muito boa e envolvente! *--*

      Bjss

      Excluir
  25. Olá!
    Lembro de ter colocado Obsidiana na minha lista quando nem tinha sido lançado ainda porque vi uma menina de um canal gringo falando sobre ele (e não li ainda, acredita?), acho a proposta em si muito bacana. Espero ler em breve!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Acredito que irá gostar! É uma história muito boa! Quando o ler, me conte o que achou!

      Bjss

      Excluir
  26. Olá Nay,
    Até hoje, não ouvi uma crítica negativa para esse livro e fico contente.
    Ainda não fiz a leitura, mas tenho a intenção de fazer ainda esse ano - se o tempo permitir. Gostei de saber que era um livro que você não dava nada e que te surpreendeu e estou me perguntando se, assim como você, serei conquistada logo no começo - espero que sim.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Espero que ele te conquiste desde o começo moça, eu amei a leitura e me surpreendi muito! Vai que você goste também!

      Bjss

      Excluir
  27. Oie
    muito legal sua resenha, não é um livro que eu leria mas o povo ta falando super bem, quem sabe eu não leia em breve e acabe gostando do gênero

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Olha com certeza irá gostar! É um livro muito bom, até eu me surpreendi por ter gostado tanto! Então dê uma chance e quem sabe goste também!

      Bjss

      Excluir
  28. Olá!
    Gostei muito da capa desse livro.
    Confesso que Aliens não me atraem, mas de acordo com a sua resenha, eles não possuem um corpo humano, isso já me interessou. E gosto muito de suspense junto com romance. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! São Aliens diferente, pois também não gosto dessa temática, mas esses despertaram minha curiosidade! kkk

      Bjss

      Excluir
  29. Oi, tudo bem?

    Apesar dos excelentes comentários, Obsidiana nunca me atraiu a ponto de me despertar uma curiosidade. Por ter uma pegada de romance no enredo, talvez leria, mas preciso de "algo a mais" (assim como você teve com a citação) que me convença a realizar a leitura.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! É complicado, mas no momento que você começa a leitura pode ter certeza que irá amar a história! O problema é só começar, de resto fica tudo ótimo! kkk

      Bjss

      Excluir
  30. Olá,
    Acho que eu entraria para o time que ama a obra rsrs
    Ainda não tive oportunidade de ler, mas fiquei bem interessada em conhecer mais os personagens e, claro, principalmente esse tal de Daemon que é sonho de consumo de muitas menos da Katy (que louca!)
    Fico feliz que a escrita da autora seja cativante!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Com certeza você irá curtir essa obra! É uma história muito boa e inovadora! Impossivel não curti!

      Bjss

      Excluir