A Escolha de Eron

Título: A Escolha de Eron
Páginas: 260
Autor: Ademilson Chaves (cortesia do mesmo)
Ano: 2015
Editora: Selo Jovem 
Compre: Submarino Americanas - Saraiva 
Adicionem: Skoob
Sinopse: Eron é um advogado em busca de trabalho e deseja apenas ter uma vida confortável com sua família. Em uma tarde chuvosa, quando retorna para casa com suas duas filhas, é obrigado a parar o carro na estrada deserta após se envolver em um acidente, ao descer do carro se depara com um homem armado que o obriga a escolher uma das meninas a ser raptada. Eron se vê diante de uma escolha que mudará para sempre sua vida. Após esse evento ele e a polícia passam a procurar pelo paradeiro da filha, descobre com muita dor que não há vestígios e nem sinal do homem que a levou. Com a vida totalmente arruinada, doze anos depois, Eron conhece uma garota na rua que desperta nele uma nova vontade de viver e por quem se apaixona perdidamente, mas novamente se depara com um grande conflito, aquela poderia ser sua filha sequestrada. Inicia então uma busca implacável onde pistas e segredos do passado vão sendo desvendados e ele descobre que seu grande amigo de infância pode estar por trás do desaparecimento da sua menina. Uma história envolvente, uma trama de tirar o fôlego, um romance proibido, uma paixão avassaladora e um crime hediondo prenderão o leitor da primeira a última página. 
Oie pessoal! Tudo bem com vocês?

Hoje trago a resenha de um livro nacional maravilhoso, do parceiro Ademilson Chaves, A Escolha de Eron.

Consegui parceria com ele ano passado na corrida para um sorteio de aniversário do blog, e ganhei também um exemplar para resenha.

Demorou um pouquinho para eu pegar e realizar a leitura do livro, por ele se tratar de um tema que evito em livros: política.

É sempre algo complicado abordar isso em um blog/fanpage/instagram etc, porque infelizmente as pessoas ainda não aprenderam a respeitar a opinião dos outros.

Entretanto depois de realizar a leitura, resolvi me arriscar e trazer a resenha aqui para o blog espero que todos saibam respeitar a opinião alheia ;)

A Escolha de Eron nos conta a história de um advogado Eron (de onde vem o título do livro, e mais para frente entenderemos o porque da palavra Escolha também).

Eron morava com sua esposa (que, diga-se de passagem, que mulher mais insuportável) e com suas duas filhas, tinha um bom emprego na prefeitura local de sua cidade, mas que inesperadamente perdeu seu cargo do dia para noite.

Para os bons entendedores notamos que logo em seguida um antigo amigo de Eron, Diogo lhe faz uma proposta de emprego em outra cidade, quase que no mesmo memento que ele perde o antigo emprego, meio suspeito não?

Enfim, Eron sobre pressão de sua mulher aceita a proposta de seu amigo e eles se mudam e mesmo contra a gosto (tenho o palpite que nosso personagem principal, sentia que nada de bom desse novo emprego poderia vir), ele começa a se firmar no emprego, pensando em dar uma boa vida para as suas filhas e para a mulher que de nada o ajudava.

E é aqui neste ponto que as coisas começam a ficar feia, nosso personagem principal sempre foi de bom coração, sempre fez o certo, em outras palavras um homem íntegro, o que dificilmente achamos por ai.

Então pensem no susto que ele levou e no medo que ele sentiu ao começar a descobrir as falcatruas do amigo político, os desvios de dinheiros e infelizmente em coisas mais pesadas também.

Eron como qualquer homem bom, não aguentou muito tempo e resolveu deixar o emprego e volta para a sua cidade natal, somente com suas duas filhas, já que a mulher como eu disse não valia o que comia não quis acompanha-lo.

Mas quando se sabe demais, sempre há consequências e na viagem Eron é assaltado, adivinhem por quem? 

Capangas de seu amigo Diogo, e é nesta parte que entendemos o porque da palavra Escolha do título, um dos assaltantes questiona Eron de qual filha ele preferia ficar e seguir viagem e a outra iria com eles.

Galera essa cena foi um sufoco, e no desespero nosso personagem faz uma escolha que ele se culpou durante toda a sua vida.

Não conseguindo mais conviver com a culpa, Eron anos depois decide ir atrás da verdade e de sua filha perdida, e ai ele encontra uma moça de gênio forte, decidida e ironicamente com o mesmo nome de sua filha.

Nesse ponto entra a dúvida com certeza de todos os leitores e do próprio personagem: essa mulher é a filha de Eron, ou somente por coincidência tem o mesmo nome dela?

Não vou contar, pois sou uma leitora muito malvada e deixarei todos vocês na dúvida, mas uma coisa aponto o final é surpreendente!

Sabem aqueles livros que não tem medo de nos apontar o lado feio, nu e cru da política? É esse, o autor nos mostrou o quão ruim essa coisa (não existe uma palavra para definir isso), pode ser.

Ele nos mostrou os desvios, os roubos, o que acontece com pessoas que sabem demais, é aquilo que eu sempre digo e que esse livro provou que eu estava correta.

Infelizmente político bom, é político morto. Quantas vezes já vimos noticias de um político que tinha tudo para mudar com o país para melhor e quando vemos ele sofreu um trágico acidente e veio a falecer?

Nunca ninguém aqui teve dúvidas sobre isso? Sei lá, esse mundo sempre o achei complicado e perigoso, por mais que vivemos numa democracia, que temos liberdade de expressar o que sentimos, é sempre bom ficarmos com um pé atrás sobre tudo e todos principalmente desse meio.

Foi um livro com uma temática pesada, mas com uma leitura leve e bem desenvolvida, nos faz pensar sobre as nossas escolhas e as consequências quem vem com elas.

Eron foi desde o início da história um personagem real, de carne e osso que vivenciamos suas dores, suas emoções e principalmente as consequências de suas escolhas.

Demorei para conhecer a história desse livro, mas acredito que no momento que o li, foi o momento certo.

Pois, assim pude compreender e refletir tudo o que o autor escreveu e quis nos mostrar.

Com certeza é uma leitura instigante, diferente pela sua proposta e ao mesmo tempo envolvente, eu não parei de ler até que o livro acabasse e quando cheguei ao final e o autor revelou o que a mulher com o mesmo nome da filha do personagem era foi um desfecho e tanto.

Quem gosta de leituras de assuntos mais pesados, com um suspense de tirar o fôlego A Escolha de Eron é uma boa pedida!

Não posso deixar de apontar a capa belíssima que compõe a obra e o excelente trabalho de diagramação que a editora realizou! Tudo muito bem elaborado e lindo.

Espero que tenham gostado da dica de hoje e até a próxima galera!

Bjss, Nay =D

20 comentários:

  1. A capa do livro nem dá ideia de que teremos política abordada no enredo e acho isso interessante. Fiquei curiosa com as pressões e acho que seria uma leitura bem interessante pra mim. Amei a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem ?
    Nossa, que conflito na minha cabeça. Eu sou apaixonada por capas e ao vê-las já desenho todo o enredo, neste livro no entanto, errei feio.
    Bem diferente, tenho dúvidas quanto ao fato de ter política abordada, é algo que de certa forma me incomoda, já que as vezes acaba deixando o enredo denso demais.
    Sua resenha está muito bem escrita.
    Beijos
    Sorteio do Livro Louco por Você

    ResponderExcluir
  3. Quando vi o título, pensei que era um livro de fantasia, não sei por quê, haha.
    Bem, não sou de ler livro de política, mas esse livro parece ser bem forte e bom pra refletir.
    Não vou dizer que pretendo lê-lo, mas definitivamente, se algum dia eu quiser ler um livro meio diferente do que estou acostumada, esse entraria pra lista!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro, a capa agradou-me, mas confesso que a historia não me cativou muito... :) ahahah Que bom que gostaste!

    Que bom que a leitura tem esse suspense todo, por entre temas fortes... E que e ao mesmo tempo instigante e envolvente! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Não conhecia o autor e nem sua obra ainda. Infelizmente esse tipo de trama não funciona para mim, apesar de ver que a premissa é bem instigante, não consigo me apegar a esse tipo de leitura que envolve política e afins. É uma dica válida, mas não para mim no momento. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Nay!
    Não conhecia o autor e nem a obra, mas a premissa do livro parece ser bem interessante. Infelizmente, é aquele tipo que chama a atenção, mas nem tanto. Gostei da tua resenha :D
    Beijos, Lorena

    ResponderExcluir
  7. Olá, o autor ousou ao tratar do tema politica em um livro tão controverso, ainda dando espaço para um romance. Creio que politica é uma tema que se tornou algo corriqueiro em nossas vidas, desde que começou a operação Lava Jato, mas ainda acredito que no futuro teremos uma grande melhoria na área. Sobre o livor, não sei se o leria, mas anotei aqui, quem sabe nhe?

    ResponderExcluir
  8. Oi.

    É muito bom quando um livro nos prende do começo ao fim, nos prendendo e nos envolvendo na história. Ainda não conhecia o livro e ele parece ser bem interessante, a premissa parece ser bem legal. Vou anotar a dica para ler depois.

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu ainda não conhecia o livro, mas achei interessante quando aponta que ele traz o lado feio da politica, mostrando algo que muitas vezes não imaginamos que acontece. Um livro bem interessante,.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Nunca havia lido nenhum livro sobre política, mas esse ganhou a minha atenção.
    Não parece em nada ser clichê.
    Fiquei curiosa para saber o que aconteceu com a filha dele, e o que aconteceu com a esposa chata.
    Ótima indicação.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bom?
    Nunca li um livro que envolva política, mas sabendo que tem advogado envolvido no meio, só podia dar treta mesmo haha (só pra constar, sou advogada >< rs)
    É ótimo quando um livro nos prende e nos deixa extremamente curiosos em relação ao desfecho. Quero muito conhecer esta história e tudo o que o autor quis mostrar e ensinar. Sugestão anotada! Amei a resenha!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  12. Nunca vi esse livro, e engraçado é que oela sinopse não passa a ideia que é um livro com uma abordagem mais política. Estava curtindo a proposta até a parte em que ele encontra uma menina, se apaixona, mas ela pode ser a filha dele... não vi verossimilhança. Mas só lendo pra saber.

    Bj

    ResponderExcluir
  13. Oi.

    Juro que vendo a capa e o nome do livro pensei que fosse um romance erótico. Mas, depois de ler sua resenha, vi que é condizente com o conteúdo sim.

    Realmente discutir política em qualquer lugar da internet é complicado. Parece que não existe mais meio termo e que todos têm uma opinião muito forte formada.

    O enredo parece interessante. Por que ele demorou alguns anos para procurar a filha "perdida"? Será que a mulher que ele encontrou é mesmo a filha dele? O que aconteceu com a outra filha e a ex mulher?
    Realmente instigante.

    Quanto ao aspecto político eu sempre me pergunto como pessoas aparentemente boas e com bons ideais acabam corrompidas depois de atingirem o cargo que almejam. Como é possível dormir sabendo que existem pessoas morrendo em filas de hospitais só para que você tenha dinheiro para sustentar 10 gerações da sua família? Isso não entra na minha cabeça. Às vezes penso que a única solução é explodir tudo e começar do zero.

    Adorei a resenha e a dica. Pretendo ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Assim como você não sou muito de ler livros sobre política, mas as vezes temos que sair da nossa zona de conforto literário e ler algo diferente.
    O personagem me chamou a atenção por ser tão realista, e com certeza é um livro que irá nos mostrar a realidade por trás da política.
    É um livro que eu leria, principalmente para saber o final do Eron.

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Nay.
    Política é mesmo um assunto complicado. Ainda mais por ser tão polêmico. Mas que bom que o livro é bem realístico em relação a ela.
    Achei que a capa talvez destoe um pouco do que a história pode oferecer, mas como ainda não li, não posso julgar muito.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Oiee ^^
    Eu até gosto de livros com temas mais pesados (apesar de eu ficar sentindo vergonha por ser humana depois...hehe'), mas suspense e política não são comigo. Não gosto...kkkkk' ainda assim, fico feliz em saber que você gostou do livro, e o Eron parece passar por um sufoco mesmo. Senti até pena *-*
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Você é muito maldosa! Realmente fiquei curiosa para saber se era a filha dele ou não haha. Nunca li nada sobre politica, não em um romance e gostei da maneira que o autor abordou isso sem parecer um livro partidário e tendencioso.

    ResponderExcluir
  18. Oie!!!
    Nossa que livro é esse gente!!
    Olhando a capa e a sinopse eu imaginei uma história e você me mostrou outra totalmente diferente.
    Como você é maldosa hein?????
    E agora o que eu faço com a curiosidade??? hahaha
    Mesmo não sendo muito meu estilo, sua dica foi anotada.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  19. Oi querida,
    Posso te dizer que o titulo me confundiu bastante... A sinopse é ótima, e o enredo muito bem desenvolvido. Mas o titulo me fez pensar em um New Adult, mas eu errei feio. Fiquei muito intrigada e com interesse na obra. Espero poder ler em breve, ou pelo menos ainda esse ano.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Esperava uma história completamente diferente quando vi a capa, mas foi uma surpresa muito boa encontrar um enredo cheio de intriga e jogadas políticas, é o tipo de livro que me prende do início ao fim. Adorei a indicação!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir