Ao Oni: Terror clássico do RPG Maker

Game: Ao Oni
Data de Lançamento: 2009
Console: Microsoft Windows
Desenvolvedor: noprops
Distribuidora: --------
Classificação Etária: Pendente
Número de Jogadores: 1
Gênero: RPG Maker / Survival horror

Sinopse: “Ao Oni” é um jogo sobre sobrevivência de terror japonês. O personagem Hiroshi junto com seus amigos acaba a explorar uma mansão conhecida como ser amaldiçoada. Trancados na mansão, os amigos a exploram por uma saída e o personagem obrigasse a resolver quebra-cabeças durante a perseguição de um demônio azul. 

 O que são jogos RPG Maker?

Os jogos RPG Maker são conhecidos como serem jogos de plataforma japonesa. A visão adquirida é o 2D (visão de cima). Em geral, não são de lutas, eles contêm puzzles (quebra-cabeças) e possuem incríveis histórias de temas de terror e suspense.

Para os jogos rodarem, é preciso ter o programa “RPG Maker” da versão feita o game. Atualmente existem 6 versões do programa.

Análise:

A história do game é alterada em cada versão lançada, mas o básico nunca muda. Os amigos vão para uma mansão abandonada conhecida pelos rumores da cidade afirmando que um monstro vive lá. A porta da entrada fica trancada, e os amigos procuram uma saída fugindo do Ao Oni (demônio azul, que tá mais para roxo).

O jogo se tornou um clássico terror da plataforma RPG Maker, pelos seus incríveis quebra-cabeças. O jogador se depara com puzzles absolutamente difíceis, sendo que muitas vezes você está tentando resolver algum puzzle e o ao Oni aparecerá te dando um susto e você tem que fugir.

A trama fará o jogador ficar curioso, pois ao passo que a história se desenrola, fica a dúvida: será que o personagem Hiroshi conseguirá achar uma saída?

Versões:

A versão que se destacou e muitas pessoas, inclusive Youtubers Gamers jogaram foi à última: V 6.23

Mas, o jogo teve muitas versões e algumas delas tiveram seu destaque. Por isso, se for jogar, jogue primeiramente a versão 6.23 e depois procure na internet as seguintes versões (que pode não ter em pt):
  • Versão 1 (1.1)
  • Versão 3 (3.0)
  • Versão 5 (5.2)
Filme:

O game foi um grande sucesso (principalmente no Japão) que ele ganhou dois filmes! Sim, o primeiro que se chama Ao Oni, que é de 2014, e o segundo de Ao Oni 2.0 em 2015. A história do filme é basicamente a mesma do jogo.

Baixar:

Quem quiser baixar o jogo em português pode clicar aqui.

Lembrando que precisa do programa RPG Maker XP 

Blog especialista em RPG Maker’s traduzidos:

Um Blog muito bom que estou recomendando é o “Zero Corpse. O grupo do blog conta em traduzirem os games, debater sobre eles e falar de terror. Quem curte o tema, com certeza vai gostar.

 Han-han-han-han 

18 comentários:

  1. Adogo jogos desse tipo. Mas não sabia que esse possuía filmes, gostei de saber. Depois vou procurar para assistir, ainda mais por serem japoneses. Tenho um gosto natural por filmes que fogem à Hollywood. E, gostei da sua resenha: simples, objetiva e bem informativa!

    |amorlivresco.wordpress.com|

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bom?
    Eu curto muito RPG daqueles bem antigões, sabe? Mas odeio jogos de terror, odeio me assustar, odeio jump scare com todas as minhas forças. Só consigo jogar jogos de terror que incluem violência, pq aí não ligo. Haha

    ResponderExcluir
  3. Oi Nay,

    Não conhecia esse jogo e fico relutante de jogar pela questão de está lá de boa jogando e vi algo me assustar. rsrsrsrs
    Acho que o único que joguei com essa coisa de me assutar foi F.E.A.R. 2.
    De vez em quando para para jogar algumas coisas, mas fico mais naqueles jogos do grande circuito e mais hypados.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nay

    Nunca joguei nada no estilo, nunca curti RPG. Eu jogava era muito Atari quando era mais nova, e mais tarde joguei The Sims, mas hoje em dia não jogo mais nada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Nay, tudo bem?
    Adorei a sua postagem de hoje. Eu amoooooo jogos de rpg maker e foi procurando sobre eles que encontrei o incrível blog Zero Corpse, e através do blog tive a chance de baixar muitos jogos maravilhosos, incluindo os traduzidos! Ao Oni eu já joguei, mas nunca consegui terminar, não sei o porquê.. cheguei em um puzzle que simplesmente não estava dando para resolver. Mas irei baixar a nova versão e tentar novamente, pois é ótimo.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem? Então eu ultimamente não to muito na onda de jogos, mais quando eu jogava eu gostava mais de jogos de luta e estratégia, jogos de terror não são minha praia, mais pelo o que você descreveu, me parece ser uma ótima opção pra quem gosta deste estilo de jogo.

    ResponderExcluir
  7. Olá Nay,
    Não gosto muito de jogos muto menos de RPG, mas gostei da ideia desse jogo, acho legal essa questão de os amigos estarem nesse lugar.
    Vou passar a dica para meu irmão, pois ele é viciado rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, Nay!
    Jogos de RPG nunca me chamaram a atenção necessária para querer participar (rs), entretanto tenho alguns amigos que são fãs. Então já que não jogarei, indicarei para eles, pois sua descrição do jogo foi muito boa e creio que eles gostarão.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Oi! Confesso que eu até fiquei curiosa sobre como funcionaria o jogo, mas por ser de terror e essa foto me assustar bastantinho kk Então acho que eu não me arriscaria por enquanto apesar de gostar de RPG... Só que como sou curiosa vou procurar para ver se consigo ver imagens do jogo e quem sabe assim me arriscar! Obrigada pela dica <3
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  10. Oie
    Nossa!! Eu sou péssima pra jogos... Não entendo literalmente nada!! Kkkk
    Sei que faz muito sucesso o fato de ter muitas estratégias e tal...
    É um mundo que acho bacana mas q acabo não me aprofundando.
    Sua resenha foi bem interessante e pra quem gosta foi um prato cheio pra conhecer esse jogo.
    Parabéns pela resenha
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Oie
    Nossa!! Eu sou péssima pra jogos... Não entendo literalmente nada!! Kkkk
    Sei que faz muito sucesso o fato de ter muitas estratégias e tal...
    É um mundo que acho bacana mas q acabo não me aprofundando.
    Sua resenha foi bem interessante e pra quem gosta foi um prato cheio pra conhecer esse jogo.
    Parabéns pela resenha
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Oie
    eu não jogo nada hahah nem de celular ou video games então eu boio bastante mas legal esse jogo para os viciados em geral haha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa que interessante,
    confesso que sou completamente leiga quando o assunto é jogos, só joguei café mania, fazenda feliz e jogos do tipo até hoje, também não sou muito fã de suspense e ou terror, mas achei esse bem interessante e ainda que não os jogue quero pelo menos quem sabe um dia assistir aos filmes.

    Abrçs!
    Delmara Silva

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Faz muito tempo que não jogo nada e não baixo jogos, mas adorei a dica desse para quem curte, confesso que já passou minha época, mas muito boa sua iniciativa!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!!
    Não entendo nada de games, e o máximo que conheço de RPG são aqueles de mesa, com fichas e dados rsrs
    Mas acho que também não começaria me aventurando com jogos de terror hehehe
    De qualquer forma, acho superlegal quem joga e se diverte com isso!
    Obrigada pela dica...
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Eu amo jogos desse estilo, fico horas resolvendo os quebra-cabeças, não conhecia nada dessa linha de jogos e eu amo suspense então, vou tentar ver se consigo ele para jogar.

    Beijos e obrigada pela dica
    Floral Literária

    ResponderExcluir
  17. Oi, parece legal, mas não curto rpg e nem jogos, portanto não entendo nada, mas imagino que jogos de terror sejam bem realistas e assustadores.

    ResponderExcluir