Ib: a galeria de arte aterrorizante

Game: Ib
Data de Lançamento: 27 de fevereiro de 2012
Console: Microsoft Windows
Desenvolvedor: Kouri
Classificação Etária: Pendente
Número de Jogadores: 1
Gênero: RPG Maker / Terror / Puzzles (quebra-cabeças)

Sinopse: O jogo conta a história de IB, uma menina de nove anos que foi visitar uma galeria de arte com seus pais. Ao observar as diversas exposições, a garota percebe que está sozinha e presa dentro da galeria onde as obras começaram a ganhar vida. Perdida, ela precisará resolver diversos quebra-cabeças e enigmas se quiser voltar para casa.
Oie pessoal! Tudo bem com vocês?

Hoje trago mais um post do Éverton sobre games, e esse de todos despertou meu interesse e estou pensando em baixar para jogar, o que me dizem? Espero que gostem da indicação! 

Análise:

O game tornou-se um dos clássicos jogos de estilo RPG Maker assim como o jogo “Ao Oni”. Um game com gráficos simples, mas, com uma incrível narrativa e personagens memoráveis. 

A história começa com Ib e seus pais entrando na galeria, onde naquele dia as obras apresentadas são de um artista chamado Guertena. 

A menina resolve ir à frente de seus pais que ficaram na recepção. Controlando a personagem, Ib começa interagir com as pessoas ou observar as obras.


De repente ao olhar uma determinada obra, a galeria tornasse um lugar meio quieto e sombrio. Ib acaba se tornando a única pessoa no lugar. Ao olhar mais, ela acaba entrando em uma obra. Onde começa realmente a jornada da garota.

Ao longo da história, a menina conhece Garry. Outro visitante da galeria que também estava perdido. 





O garoto é mais velho que ela e mais forte, onde em determinados momentos terá que usar sua força. Depois de um tempo eles conhecem Mary, uma garota loira e animada que aparenta ter a mesma idade de Ib. Será que juntos, conseguirão sair daquele lugar?

O diferente daqui, é que as rosas adquiridas por cada um é sua vida. Ou seja, cada vez que levar um dano o número das pétalas da rosa é diminuído. 

O número é mostrado no canto superior esquerdo. Mas, toda vez que ver um vaso de flores, o jogador poderá recuperar sua vida.

A rosa de Ib é vermelha onde tem no máximo 5 pétalas, a rosa de Garry é azul tendo 10 pátulas e de Mary uma rosa amarela (não se sabe o número de pétalas dela).




























Finais:

O jogo possui 5 finais, onde algumas escolhas feitas pelo jogador, determinaram o seu final.  
  • Final: Ib Sozinha (tendo 4 variações);
  • Final: Juntas para sempre;
  • Final: Retrato Esquecido;
  • Final: Recantos da Memória;
  • Final: Promessa de Reunião (Final verdadeiro).
No blog “Show do Medo”, diz como você faz para conseguir o final que você quer adquirir. (LEMBRANDO, que ele possui spoilers da história. 

Então recomendo você jogar e terminar o jogo mesmo conseguindo um final não muito feliz, e depois começar um novo jogo vendo como faz para conseguir o final que você quer).

Curiosidade:

O personagem Garry é mencionado em outro RPG Maker chamado “Pom gets wifi”, ou em português “Pom pega Wifi”.




























Baixar:

Clique aqui para baixar o jogo em português. (Créditos para o blog Zero Corpse)

Lembrando que o jogo precisa do programa “RPG Maker 2003 RTP” instalado para funcionar, que você pode abrir o arquivo "RTPMaker.exe", nesse mesmo arquivo do jogo e instala-lo.

Bom Jogo!    :)

(Ib não entendeu algumas palavras deste post).