Ib: a galeria de arte aterrorizante

Game: Ib
Data de Lançamento: 27 de fevereiro de 2012
Console: Microsoft Windows
Desenvolvedor: Kouri
Classificação Etária: Pendente
Número de Jogadores: 1
Gênero: RPG Maker / Terror / Puzzles (quebra-cabeças)

Sinopse: O jogo conta a história de IB, uma menina de nove anos que foi visitar uma galeria de arte com seus pais. Ao observar as diversas exposições, a garota percebe que está sozinha e presa dentro da galeria onde as obras começaram a ganhar vida. Perdida, ela precisará resolver diversos quebra-cabeças e enigmas se quiser voltar para casa.
Oie pessoal! Tudo bem com vocês?

Hoje trago mais um post do Éverton sobre games, e esse de todos despertou meu interesse e estou pensando em baixar para jogar, o que me dizem? Espero que gostem da indicação! 

Análise:

O game tornou-se um dos clássicos jogos de estilo RPG Maker assim como o jogo “Ao Oni”. Um game com gráficos simples, mas, com uma incrível narrativa e personagens memoráveis. 

A história começa com Ib e seus pais entrando na galeria, onde naquele dia as obras apresentadas são de um artista chamado Guertena. 

A menina resolve ir à frente de seus pais que ficaram na recepção. Controlando a personagem, Ib começa interagir com as pessoas ou observar as obras.


De repente ao olhar uma determinada obra, a galeria tornasse um lugar meio quieto e sombrio. Ib acaba se tornando a única pessoa no lugar. Ao olhar mais, ela acaba entrando em uma obra. Onde começa realmente a jornada da garota.

Ao longo da história, a menina conhece Garry. Outro visitante da galeria que também estava perdido. 





O garoto é mais velho que ela e mais forte, onde em determinados momentos terá que usar sua força. Depois de um tempo eles conhecem Mary, uma garota loira e animada que aparenta ter a mesma idade de Ib. Será que juntos, conseguirão sair daquele lugar?

O diferente daqui, é que as rosas adquiridas por cada um é sua vida. Ou seja, cada vez que levar um dano o número das pétalas da rosa é diminuído. 

O número é mostrado no canto superior esquerdo. Mas, toda vez que ver um vaso de flores, o jogador poderá recuperar sua vida.

A rosa de Ib é vermelha onde tem no máximo 5 pétalas, a rosa de Garry é azul tendo 10 pátulas e de Mary uma rosa amarela (não se sabe o número de pétalas dela).




























Finais:

O jogo possui 5 finais, onde algumas escolhas feitas pelo jogador, determinaram o seu final.  
  • Final: Ib Sozinha (tendo 4 variações);
  • Final: Juntas para sempre;
  • Final: Retrato Esquecido;
  • Final: Recantos da Memória;
  • Final: Promessa de Reunião (Final verdadeiro).
No blog “Show do Medo”, diz como você faz para conseguir o final que você quer adquirir. (LEMBRANDO, que ele possui spoilers da história. 

Então recomendo você jogar e terminar o jogo mesmo conseguindo um final não muito feliz, e depois começar um novo jogo vendo como faz para conseguir o final que você quer).

Curiosidade:

O personagem Garry é mencionado em outro RPG Maker chamado “Pom gets wifi”, ou em português “Pom pega Wifi”.




























Baixar:

Clique aqui para baixar o jogo em português. (Créditos para o blog Zero Corpse)

Lembrando que o jogo precisa do programa “RPG Maker 2003 RTP” instalado para funcionar, que você pode abrir o arquivo "RTPMaker.exe", nesse mesmo arquivo do jogo e instala-lo.

Bom Jogo!    :)

(Ib não entendeu algumas palavras deste post).

21 comentários:

  1. Olá... eu nunca tinha comentado num post sobre jogos, gente.... eu nao jogo RPG, Mas acho muito legal quem joga
    .... achei os desenhos bonitinhos e a premissa do jogo plausível.. .. se tivesse tempo, jogaria. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi, Evérton!
    Achei a história do game bem confusa. Não gostei. :/
    Como não sou fã de RPG, não jogaria, mas meu namorado gosta do estilo e vou indicar a ele. ;)
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Meu interesse por jogos eletrônicos é o minimo possível, então, dizer que eu não conhecia este aqui, não significa nada, porque eu não conheço a maioria dos jogos. Mas acho a coluna interessante e alcança um púbico diferenciado.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Achei super interessante. Meu irmão vai adorar a dica.
    Não sou fã de RPG, mas acho legal quem curte.
    Obrigada pela visita no Blog As Meninas Que Lêem Livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, assim que li o título eu quase tive um ataque! EU AMO esse jogo!!! Ele foi um marco em uma das minhas grandes amizades e foi um marco na minha vida também, nossa eu simplesmente amo Ib, inclusive me lembrou de baixar ele de novo. (como eu tive que formatar meu pc, eu acabei perdendo ele :') )
    Eu amo os personagens e a história é muito bem bolada! A interação com os personagens e o fato de o o jogo fluir diferente dependendo das suas escolhas ou conversas também é muito interessante! Também é bem gostoso e às vezes bem triste pegar os diferentes finais :')
    Além disso, tem uma outra versão, Green Edition, ele tem algumas pequenas variações, em detalhes e quadros, e tem finais diferentes! Eu cheguei a jogar esse apenas uma vez (até o fim), mas não peguei um final novo...
    Me deu uma grande emoção poder ler sobre algo tão nostálgico pra mim :)
    Ótimo texto! ~Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!
    Nunca na minha vida eu havia comentado sobre RPG e muito menos joguei alguma vez, mas admiro a sua iniciativa em fazer o que acredita. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. Oii
    Eu gosto de RPG, mas não me atraiu a temática deste jogo. Gosto daqueles mais "bonitos" cheios de ação como Kingdom Hearts <3

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  8. Olá ♥
    Não conheço muitos jogos e não fiquei interessada nesse. É bastante interessante esses 5 finais que o jogo parece ter, mas vejo que ele não é pra mim.
    Vou indicar para minha prima.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  9. oie!
    Nossa, estou bem po fora de jogos rsrs
    Anotei essa dica para poder conferir futuramente, mas já vou passar para o meu irmão que ele que entende mais do que eu rs
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Sinistroooo!! Amei a proposta do jogo, adoro jogos/livros/filmes de terror. E esse parece bem interessante. Adoraria jogar ele. Deixarei anotado o nome para um futuro bem próximo me aventurar nesse game.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  11. Eu já comentei em várias postagens dessa coluna que não curto jogos, então é meio repetitivo ficar falando isso sempre.
    Achei a proposta legal, o fato da menina entrar na obra e tal, mas não me interessei por não curtir jogos mesmo...

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Eu confesso que não tenho costumo de jogar e nem me interesso, mas tenho acompanhado aqui alguns dos posts dessa coluna e acho que mesmo sendo leiga no assunto, suas indicações com certeza instigam algum gamer e espero que continue trazendo esse tipo de indicação. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Confesso que não sou de jogar, então, não me interessei muito. Além disso, não gosto de nada que seja de terror ou suspense, nem livros ou filmes. Então, acho que esse não é mesmo para mim.
    Mas que bom que gostou do jogo. Acho que deve ser uma boa dica para quem gosta de RPG mesmo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. OOi!
    Não jogo nada de nada! kkkk Não sou de jogar e nem tenho muita vontade. O tempo já parece curto para ler e cuidar do blog, imagina se eu for jogar...
    Porém, para os amantes de Games essa tem cara de ser uma ótima dica!
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Gosto muito de games, mas confesso que esse não me chamou a atenção em nada, curto mais jogos de simulação ou de guerra, com puzzles de vez em quando. Mas gostei de conferir sua opinião sobre o jogo, espero que várias pessoas curtam também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Quando um jogo une RPG e suspense com certeza me interessa. Amo jogos interativos que de acordo com a nossa escolha levam a diferentes finais. Assim que tiver um tempo vou baixar para conhecer o game.

    Beijos e obrigada pela dica
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Ah, uma pena que não sou vidrada em jogos, na verdade não tenho paciência de ficar jogando por horas e coisas afins. Mas achei bem autêntico esse jogo e indicarei para quem curte!

    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu não jogo, mas tenho irmãos viciados. Com certeza eles irão amar, vou recomendar. Gostei da história do jogo e essa coisa de finais diferentes me deixa apreensiva e na bad. O único jogo que por influencia do meu irmão eu me aventurei, não teve um final muito legal haha foi bem triste e trágico.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oiii!!!
    Gostei desse jogo, é do tipo que eu gosto. Só não vou baixar agora, pois estou com dois jogos pendentes kkkkk. Mas com certeza vou guardar esse link para baixar mais para frente. Ameeeeii mesmo a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Oi.

    Gostei do post, apesar de não jogar nada, nem mesmo jogos para celular. Não tenho muita paciência para ficar muito tempo jogando, antes eu até jogava, ficava horas, mas depois isso mudou. Se eu ainda jogasse, baixaria esse com toda certeza.

    ResponderExcluir
  21. Oie
    não sou muito fã de jogos tanto pela falta de tempo quanto por nunca ter curiosidade de jogar, meu irmão adora então irei indicar para ele

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir