Projeto Poetas Urbanos: Yohana Sanfer

Oie pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje trago mais uma Poetiza participante do Projeto Poetas Urbanos, espero que gostem de conhecer ela!


Yohana Sanfer - 32 anos - São Gonçalo – RJ - Papel, palavra, Coração


Primeiramente pedimos para a Poeta se apresentar:
“Meu nome é Yohana, tenho 32 anos (mas queria ter 17 de novo ) e moro em São Gonçalo – RJ. Sou formada em Serviço Social pela UFF e uma apaixonada pelo universo das palavras.”





Perguntamos então desde quando ela escrevia, e Yohana responde:
“Sempre gostei de escrever. Na infância eram cartas, cartões, pequenos textos. Depois vieram os cadernos de poesia, diários... E sempre com muita leitura. Acho que tudo acabou colaborando para desenvolver a escrita e hoje acho que ela é meu caminho sem volta.”
Questionamos então a partir de quando ela começou a postar seus escritos:

“Até 2009 eu nunca havia publicado o que escrevia. Foi quando descobri uma rede social, já extinta, a Yahoo meme, e comecei a me identificar com o que via ali. Eram textos curtos, fragmentos, frases acompanhadas de imagens, como encontramos em blogs. Arrisquei postar um e fui surpreendida. Muitos seguidores gostaram e me incentivaram a postar mais.” 
Perguntamos então de onde veio à ideia de criar um blog e a Poeta nos responde, que o incentivo para criar ele veio a partir de seus post e seguidores no Yahoo meme:

“Dali em diante veio o incentivo para criar um blog, e foi então em 2010 que criei o “Papel, palavra, Coração” e comecei a publicar meus textos. Descobri no blog que eu escrevia crônicas e comecei a estudar o gênero. Três anos e algumas doses de coragem mais tarde veio o meu primeiro livro, o Da boca pra dentro.” 
Questionamos Yohana então como foi a sua experiência lançando seu primeiro livro e ela responde:
“Ele foi um presente pra mim. Foi uma surpresa como foi bem aceito e abriu portas pra que eu conhecesse tanta gente talentosa, que também está na batalha por suas histórias e pra fazê-las chegar até os leitores.“







Perguntamos então para ela, como era o seu dia a dia como escritora e a Poeta nos responde:
“A vida do escritor não costuma ser só sentar e esperar a inspiração vir, sabe? – começa a poeta - Tem muita leitura, bloqueio, divulgação e pesquisa envolvida. – continua ela - Hoje minha rotina é dividida entre cuidar dessas atividades, dos eventos literários, junto com o blog e a livraria virtual que criei em 2014, a Sanfer Livros. Mas até pouco tempo atrás também trabalhava em um Projeto e aprendi a me virar nesta correria toda. – finaliza Yohana. 
Perguntamos para ela então sobre os seus outros dois livros lançados e ela nos responde:
“Foi no meio desta correria que também veio o meu segundo livro, o infantil “É de menino, é de menina”, lançado no finalzinho de 2015 e logo depois o “Doze por doze”, do qual participo junto de mais onze autores e é um livro muito especial pra mim porque pra ele escrevi o meu primeiro conto, o “Temos nosso próprio tempo”.




Questionamos então por fim para a Yohana se haverão próximos livros e ela nos responde:

“Um livro novo já está a caminho e a previsão é que saia em dezembro deste ano. “Amor, insônia e outras travessias” será meu segundo livro de crônicas e também virá cheio de sentimentos e de transições, de transformações que vivenciamos no cotidiano e dentro da gente. Serão crônicas sobre o efeito do bendito tempo, sobre crescimento, paixões, sobre o que passou e sobre o que virá." 
Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre a Escritora e abaixo deixo o material inédito cedido para o blog, mais as capas e sinopses dos livros dela!

Inédito:



“Saiu. Pra ser aprendiz, pra ser maior. Pra procurar abrigo em si mesma, pra encontrar um abraço no que ainda não viu. Vestiu- se de nuvem, de reticências, de amanhã. Cabelo solto, saia pra rodar, um sorriso sem motivo e pés dispostos a descobrir esquinas. Estava feito. E de riscos, de luas, velhos sonhos e novas danças bordou os passos que viriam. Estava inteira, entregue, intensa. Estava descalça. E isso não era um problema.”

Trecho de “Descalça”, crônica do livro novo “Amor, insônia e outras travessias”.

Sinopse do Livro: Da Boca para Dentro
"Mas quantas e quais são as coisas que dizemos depois de consultar o coração? Um punhado de essência, um milhão de desejos, um infinito de verdades? Pra onde vai e de onde vem tudo aquilo que nos importa, esse tudo que é grande e traduzido pelas palavras que não cabendo no peito, transbordam corpo, alma e nossas certezas? Minha suspeita: da boca pra dentro. São da boca pra dentro todos os beijos que respondem um anúncio de dúvida, toda saudade confessada durante o abraço, o elogio inevitável, o desabafo acolhido por um olhar, a palavra engasgada e denunciada pelas lágrimas, o grito que transgride a calmaria.(...) Moram da boca pra dentro nossos silêncios falhos, nossas falas eternizadas na lembrança de alguém, o sentimento entregue num agradecimento, numa saudação sincera, numa notícia boa, numa declaração de amor."(Trecho da crônica "Da boca pra dentro"). Um livro que reverencia o amor, os sonhos, os quereres e traz outros olhares sobre o cotidiano.


Sinopse do Livro: É de menino, é de menina

Já imaginou como seria o mundo se determinadas cores pertencessem a meninos e outras somente a meninas? Ele só pode usar azul. Ela não pode usar verde. Ela só pode usar rosa. Ele não pode usar lilás. Paco e Luna estão diante deste desafio. Um menino e uma menina que estão um pouco confusos com a missão de colorir, mas com uma ajuda especial e a coragem de fazer um lindo passeio descobrirão outros horizontes.

21 comentários:

  1. Olá
    Muito interessante saber um pouco mais sobre a escritora, desejo muito sucesso em sua trajetória. As capas de seus livros e as premissas estão ótimas e adorei poder conferir o material inédito.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Posso repetir todos os dias, mas amo esse seu projeto de encontrar novos escritores com uma capacidade incrível como a de Yohana (mesmo nome da minha prima). Acho muito legal quando o autor escreve desde pequeno e reconhece isso desde cartas, textos e afins. Parabéns, adorei conhecê-la! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    Gostei muito do projeto. Precisamos mesmo descobrir mais poetas urbanos. Eu quando mais nova, adorava escrever também, mas nunca publiquei nada. Achei a forma que vocês conduziram a entrevista muito interessante. Parabéns pela inciativa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Conheço a autora do facebook e tenho muita curiosidade para ler suas histórias. Todo o sucesso do universo para ela.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. A editora vermellho marinho faz um trabalho bem interessate e o livro dela deve ter ficado muito bom, ainda não conhecia a autora por isso adorei a coluna e a oportunidade de conhece-la
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    Eu não posso começar a descrever o que eu senti ao ler tudo isso, sinceramente. Se tem uma coisa que eu amo em questão de literatura, algo que me descreveu na minha infância como leitora foram os livros de poemas. Eu simplesmente ficava relendo e gravando na mente cada verso nas páginas de livros que encontrava pela casa ou que eu emprestava da biblioteca da escola e devo dizer que ler os trechos dessa poeta só me fez voltar àqueles tempos. Estou doida pra conseguir um desses (se não todos!)
    Gostei muito do projeto! Pretendo procurar por mais poetas!
    Beijos~

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu não conhecia a autora, poeta, nem mesmo nenhuma das suas publicações ainda! :) ahah mas gostei de o fazer...

    E concordo que a vida de autora não sera so escrever e pronto, há muito mais a fazer para que o trabalho de certo! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Estou adorando o projeto. Eu realmente não sabia a quantidade de poetas talentosos que existem no Brasil até você começar a falar deles.
    Um lindo projeto.
    Eu não conhecia a autora, mas vou começar a acompanhá-las nas redes sociais. gostei muito dos textos e dos temas dos livros.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu adoro esse seu projeto! Acredita que eu já conhecia a Yohana? adoro as poesias dela e fiquei muito feliz de conferir esta inédita que você nos trouxe hoje. Desejo muito sucesso a ela por todo esse caminho.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Se eu não me engano eu já vo alguma.postagem sobre ela em algum outro blog. Eu não gosto de poesias, mas é um gênero apreciado por muita gente.
    Desejo sucesso para a autora em sua caminhada.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi!

    Que delícia de entrevista. Realmente a Yohana é uma joia rara. Normalmente os escritórios começam mesmo na infância com cartas, fiquei bem curiosa com o que ela escreve e como ela escreve. Fiquei interessada em conhecer mais o trabalho dela. :) Parabéns pelo post.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá Nay, tudo bem?

    Já tinha ouvido falar do livro da Yohanna, mas infelizmente ele não faz meu estilo de leitura. Mas fico feliz com o sucesso que aos poucos ela está conquistando.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, eu tenho que confessar que quando eu comecei a ler eu não imaginava que ela era ela. kk Eu já tinha ouvido falar e visto sobre o primeiro livro, mas não liguei que ela era a mesma e gostei muito de poder conhecer um pouco mais sobre sua trajetória, inspiração e criação do blog! Achei bem interessante ver tantos poetas talentosos através de posts assim, e poder ter um contato maior com sua obra e com ela mesma!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Oba! Mais uma "poetisa". Já vim aqui várias vezes falar do quanto acho esse projeto legal, ainda mais que divulga poemas, poesias,em geral de autores nacionais.
    Adorei as frases que estão nas fotos. E fiquei curiosa para conhecer um pouco mais do livro "Da boca pra dentro".

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem? Xeu te dizer uma coisa, como que ela queria ter 17 anos se tem 32 com cara de 17? Socorrooooo! E que trecho mais lindo, me fez querer MUITO conhecer a obra dela <3 Fico super feliz quando vejo uma poetisa, escritora, uma mulher, daqui, trilhando o caminho do sucesso nesse mundo literário tão restrito. Bjosss

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  16. Oiee, tudo bem? Adorei a ideia do post e conhecer essa autora!! Já li resenhas bem positivas sobre Da Boca para Dentro e é um livro que quero muito ler. Espero ter a oportunidade de conhecer a escrita da Yohana :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi.

    Adorei o post, não conhecia a Yohana ainda, mas fiquei bem feliz por ter conhecido ela agora. Adorei os trabalhos dele, e é bem difícil acreditar que ela tem 32 anos. Quando olhei a foto dela, jurava que tinha no máximo 20 anos.

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Muito bacana a sua iniciativa de trazer novos autores e mostrar para os blogueiros. Eu não conhecia a autora ainda e a entrevista me deixou bem curiosa, eu amo contos e crônicas então tenho certeza que o trabalho dela me encantaria!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  19. Oie
    faz muito tempo que li Da boca pra dentro e achei bem amor, desde a capa até os poemas, adoro e desejo muito sucesso para escritora

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Eu já tive a oportunidade de conhecer um pouco da escrita e da poesia da Yohana, e devo dizer que sou uma grande fã dela. Espero que ela faça muito sucesso e que todos possam conhecer a sua escrita.

    ResponderExcluir
  21. Primeiramente queria dá parabéns a yohana, porque além de ser uma escritora maravilhosa tem essa carinha de 18 anos com 32, meu deus KK
    já conhecia o blog dela e desejo todo o sucesso do mundo para ela com a sua arte

    ResponderExcluir