As mais famosas - e lucrativas - séries de filmes baseadas em livros.




















Oie pessoal! Tudo bem com vocês?

Hoje trago esse post, muitoo show que recebi em parceria com a LC Agência de Comunicação, para o Dia Mundial do Livro que foi no dia 23/04/17, mas como para mim o dia do livro é todo o dia! Resolvi trazer o post mesmo estando atrasado para vocês! (risos) Espero que gostem!

Para celebrar o Dia Mundial do Livro (23/04), o cineasta brasileiro, residente de Los Angeles Daniel Bydlowski selecionou uma lista das franquias cinematográficas mais famosas baseadas em sagas literárias, e que foram sucesso de bilheteria arrastando bilhões de espectadores para as salas de cinema do mundo inteiro. 

Harry Potter – J.K Rowling

Baseada na série de sete romances da britânica J. K. Rowling, a qual narra as aventuras do bruxinho Harry Potter em Hogwarts.  Além de bater todos os recordes de vendas de livros na época de estreia, os títulos adaptados para as telonas são também a franquia de maior sucesso de bilheterias dos cinemas, lucrando cerca de 8 bilhões de dólares ao longo dos oito filmes produzidos entre 2001 e 2011.


O Senhor dos Anéis - J. R. R. Tolkien


A trilogia fantástica O Senhor dos Anéis escrita pelo britânico J. R. R. Tolkien, veio primeiro que outro livro de sucesso do escritor, O Hobbit, e logo se desenvolveu numa história muito maior. Escritos entre 1937 e 1949 e adaptados para o cinema pela primeira vez em 2001, juntas, as sagas O Senhor dos Anéis e o Hobbit contam com seis longas metragens e vários Oscars no currículo. A arrecadação média de bilheteria do sucesso está em torno de 5 bilhões de dólares.
Crepúsculo – Stephenie Meyer 



A série de fantasia e romance escrita por Stephenie Meyer, ao longo de 4 livros, narra a história do triângulo amoroso entre Bela, uma jovem humana, Edward, um vampiro e Jacob, um lobisomem. A saga que se transformou em um verdadeiro fenômeno chegou aos cinemas em 2008, alçando Kristen Stewart, Robert Pattinson e Taylor Lautner ao estrelato. Ao longo de cinco filmes – o último volume da série, Amanhecer, foi dividido em dois longas – rendeu uma bilheteria de cerca de 4 bilhões de dólares. 
 As crônicas de Nárnia – C. S. Lewis




Os sete romances de alta fantasia escritos pelo irlandês C.S. Lewis, traduzidos para 41 idiomas diferentes e tendo vendido mais de 120 milhões de cópias, figuram a lista de obras literárias mais bem sucedidas de todos os tempos. Adaptadas diversas vezes para rádios, teatros e televisão, a obra estreou no cinema apenas em 2005. Com apenas três filmes, a saga que foi vista ao cinema pela última vez em 2010, arrecadou mais de 1, 5 bilhões de dólares entre 2005 e 2010.  
 50 tons de cinza – E L James




A trilogia que surgiu primeiramente como uma fanfiction da Saga Crepúsculo, a qual a autora E.L.James é muito fã, vendeu mais de quarenta milhões de cópias em 37 países. Com o sucesso estrondoso, não demorou para o soft-porn ganhar espaço nas telonas. O primeiro filme da franquia atingiu a marca de 1,5 bilhões de dólares em bilheterias, já o segundo arrecadou 22 milhões. O próximo filme da saga, Cinquenta tons de liberdade, tem previsão de estreia para fevereiro de 2018. 
 Jogos Vorazes – Suzanne Collins



Os livros de aventura e ação em um futuro distópico lançados pela autora Suzanne Collins em 2008, chegaram ao Brasil apenas em 2009. Traduzido para 26 idiomas diferentes e com os seus direitos vendidos para 38 países, não demorou para a trilogia virar série cinematográfica em 2012. Com quatro filmes, a história da Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) e Peeta Mellark (Josh Hutcherson) arrecadou mais de 2,2 bilhões de dólares.

17 comentários:

  1. Olá
    Ótimas escolhas, e eu preciso confessar que sou fã de todas, e especialmente de Harry Potter. Não canso de assistir a esses filmes, e já perdi a conta de quantas vezes pude conferir, e até mesmo reli alguns títulos. São histórias que merecem mesmo muita lucratividade e atenção ♥
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oi Naylane!

    Tudo bem? Então, eu não sabia que 50th Shades tinha ultrapassado THG, foi um grande "MINHA NOSSA" quando li isso aqui no seu post. As demais sagas eu já sabia da colocação delas, mesmo não gostando e TLotR tanto assim, não da pra ignorar o sucesso das adaptações do Tolkien! Sobre HP e Nárnia: é maravilhoso que estejam para estrear novos filmes dentro desses universos pois são de longe os meus favoritos uma vez que cresci lendo ambas histórias.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Naylane!

    HP no topo da lista não é uma surpresa, mas com certeza é sempre bom ver que potterheads fazem as adaptações da série serem um grande sucesso (mesmo algumas sendo ruins). Não sou nem de longe uma fã de Crepúsculo, mas respeito quem gosta (apensar de não entender). Sobre 50 Tons, a trilogia tem pontos contra e a favor e não tinha noção de que os filmes (e ainda falta um pra lançar)tinha superado Jogos Vorazes (quem diria!). Bom, Senhor Dos Anéis eu nunca li e só recentemente fui assistir aos filmes e gostei bastante da história.

    Aninha
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu já imaginava os livros que estariam na lista, mas só uma dúvida: essas adaptações não estão na ordem de venda de bilheteria, né? Afinal, todo mundo falou que 50 tos não atingiu o numero estimado a bilheteria e jogos vorazes foi um sucesso de adaptação. E Harry potter com certeza é o queridinho de todos, inclusive o meu. Eu esperava que animais fantasticos e onde habitam também fosse ser uma bilheteria arrasadora ja que traz o universo de hp de volta, mas... achei filme bem fraco.

    www.porredelivros

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Adorei o post! O único desta lista que já assisti e gostei bastante foi Harry Potter. Os demais filmes não acompanho, apesar de saber que é um sucesso. Tenho vontade de ver 50 Tons de Cinza e espero poder conferir em breve!

    Beijos.
    www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvida, Harry Potter é um sinônimo para lucro certo e realmente, merecedor. Agora ainda questiono o lucro e o sucesso de 50 tons, mas claro que existe público para tudo.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não me surpreende que HP esteja na lista e no topo! Visto que além dos livros, as adaptações são um sucesso, além de quê, são mais acessíveis para aqueles que querem se inteirar no mundo potterhead sem precisar ler os sete livros. Os outros também não são surpreendentes mas fiquei um pouco curiosa com 50 Tons, claro que, como um comentário mais a cima concordo que tem muitos pontos favoráveis e contras, e justamente por isso, por já ter visto muitos comentários contra o filme e livro, achava que não tinha sido tão aclamado.

    ResponderExcluir
  8. Ah!! Amei o tópico que você escolheu para sua resenha!
    De todos os livros e suas sagas aqui colocados posso dizer que li todos de Crepúsculo e Jogos Vorazes e também vi todos os filmes. Já Harry Potter nunca li e vi alguns filmes, As Crônicas de Nárnia também não li, só vi alguns filmes e 50 Tons não li e nem vi nenhum filme pois não gosto.
    Parabéns!!! Ficou muito show!!

    ResponderExcluir
  9. Olá!!
    Li quase todas as series citadas no post ..Harry Potter,Crepusculo e 50 Tons perdi as contas de quantas vzs eu li e reli hahahahahahaha...Senhor dos Anéis eu li só até o 2 livro ^^ mas os filmes não ótimos!! E HP é HP né..ainda irei reler centenas de vzs e assistirei os filmes milhares de vzs também ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/04/resenha-o-sol-tambem-e-uma-estrela.html#comment-form

    ResponderExcluir
  10. Oi, posso dizer que já tive contato com todas as séries que citou aqui... Mas só sou apaixonado por algumas kk Crepúsculo foi uma que eu já tive uma época apaixonada, mas que agora já nem sou mais... Senhor dos Aneis é uma que eu só vi os filmes e não sou completamente apaixonada; HP é apaixonante e foi o motivo para eu ser tão apaixonada pela literatura, então obviamente tinha que estar aqui. Cronicas de Nárnia eu também gosto, mas não faz parte dos favoritos :( Agora 50 tons eu já li tudo e tenho o meu gostar e o meu odiar, mas definitivamente prefiro os livros ao filme. Gostei de ver esse estilo de post <3
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    É bem visível para nós esse resultado, até porque os lançamentos dessas séries foram totalmente grandes, muitas pessoas se mataram para assistir, além disso, teve uma grande divulgação através das mídias. Fico feliz em saber que a literatura se destaca na cinematografia, seria mais legal ainda se essa galerinha que assistiu lesse os livros e gostasse, para fazer a leitura de outros! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Gostei muito dessa sua postagem! Tem vários dessa lista que já cansei de assistir, enquanto outros eu não tenho nem vontade, mas achei bem grande a diferença entre a bilheteria do primeiro Cinquenta Tons em relação ao segundo! Espero que o próximo recupere um pouco esse dinheiro perdido.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Naylane.
    Muito bacana essa postagem. Não tinha como Harry Potter não aparecer nesta lista. Mas fiquei surpresa de Jogos Vorazes aparacer. Não sabia que era tão famoso assim.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Alguns eu já imaginava encontrar na lista, mas estou realmente surpresa com 50 tons e Jogos Vorazes... Não imaginava que eles tivessem chegado ao patamar dos outros em termos de fama/lucro.
    Harry Potter e Crepúsculo eu já tinha certeza que encontraria hahahaha.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Adorei a postagem, achei bem criativa e interessante. Já tive a oportunidade de ler ou assistir essas obras e posso dizer que são boas, à exceção de "50 tons de cinza", que não gostei nada.
    Tenho vontade de ler O Senhor dos Anéis, mas achei que não vou curtir tanto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Das séries apresentadas aqui, os que menos gostei foram: Cinquenta tons e Crepúsculo. Os demais são épicos, maravilhosos e únicos. Sinto falta deles, mas terminaram no tempo certo e deixaram saudades.
    Adorei a postagem.
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  17. De todos os livros citados acima . Crepúsculo e 50 tons são os meus preferidos!
    Porw eles marcaram um era
    Foram livros que trouxeram um monte de novos leitores!
    Pessoas que nunca tinha tocado em um livro começou a ler por causa deles.
    Eles tem o meu respeito por este motivo!
    Narnia é maravilhoso
    Senhor dos anéis nunca li!

    ResponderExcluir