Projeto Poetas Urbanos: Vitor Jesus de Oliveira

Oie pessoal! Hoje apresento para vocês o último Poeta participante do Projeto Poetas Urbanos! Espero que tenham gostado! =D


Vitor Jesus de Oliveira - 18 anos - Osasco/SP - Poesias de um Sábado qualquer - Fanpage

Nosso primeiro questionamento para o Poeta é desde quando ele escreve e Vitor nos responde:

"Comecei a escrever após alguns amigos que compraram uns violões e me pediram para ajudar a escrever musicas. Isso foi exatamente em janeiro de 2015. (não escrevia frequentemente pois não sei tocar violão). Eu me sentia muito preso escrevendo musicas pois o meio tinha que começar com o começo e eu não conseguia me expressar tão bem.Me descobri na poesia em dezembro de 2015, após mostrar uma letra e um áudio para minha irma de uma musica que eu tinha escrito. Ela disse que parecia uma poesia e me desafiou a escrever uma poesia sobre o ambiente em que nós estávamos (era dentro do metro). Desde então escrevo todos os dias."

 Questionamos então o que o levou a escrever:
"De inicio foi os meus amigos pedindo ajuda com musicas, e depois foi o desejo de me conhecer. - começa o poeta - Antes da poesia entrar na minha vida eu era preso em mim mesmo, não me conhecia nem um pouco. Era extremamente instável emocionalmente e nunca sabia explicar o que sentia. - continua ele Vitor - Logo após de escrever as minhas primeiras  poesias comecei a querer descobrir cada dia mais aquilo que eu sentia e o que me fazia sofrer tanto. A poesia me salvou de mim mesmo - completa ele."
Perguntamos então o porque do nome da página:
"O nome veio após passar um sábado todo dentro do meu quarto escrevendo e escutando musica - responde Vitor."

Questionamos então o que o leva a continuar escrevendo e o Poeta nos responde:
"Creio que escrever já é tao automático como respirar. Sinto que sem escrever eu não conseguiria chegar muito longe." 











Perguntamos então de onde vinham suas inspirações e Vitor responde:
"Acho que tudo, me inspiro em coisas simples, como prédios, nomes de pessoas, frases que escuto no ônibus. Não gosto de escrever só sobre meus sentimentos, gosto muito de pegar a felicidade e as tristezas de todos ao meu redor e transformar em algo."
Questionamos então se ele já havia pensando em lançar um livro:
"Sim, meu maior desejo é poder ganhar a vida escrevendo e publicando livros - responde ele."














Por fim perguntamos como ele se sentia depois de escrever e Vitor responde:
"Depois que escrevo é como tudo o que fui não significasse mais nada antes daquela poesia/texto é como se eu nascesse em cada verso novo que escrevo." 
Espero que tenham gostado do Artigo de hoje, e abaixo deixo o material do inédito cedido para o RT!

Inédito: 

"Joguei nosso amor no cimento só pra ele virar concreto."


22 comentários:

  1. Olá
    Adorei poder conferir todos os posts desse projeto. Gostei muito de conhecer um pouco do Vitor e de seu trabalho. Desejo muito sucesso em sua trajetória e que consiga atingir muitos leitores com sua escrita.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oi. :)
    Tentei por um tempo escrever canções, mas não deu muito certo rs.
    Então fiquei mesmo com os poemas, que me ajudaram a desabafar numa época bem ruim. Escrever tem esse poder né? Alivia a alma, desocupa a mente e saem coisas lindas.
    Adorei esse projeto, uma ideia genial.
    Blog As Meninas Que Leem Livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nay!
    Escrever é realmente uma válvula de escape.
    Espero que o Victor possa publicar e viver de seus poemas um dia. São lindos!
    Ah! Adorei o novo formato do blog! ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Nay!
    Achei show o post, mas confesso que não sou muito ligada à poesia. Reconheço que são bonitas e inspiradoras, mas não é algo me identifico muito. E que declaração linda da paixão que o Vitor sente pela poesia! Amei!
    Bjs e até mais!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Esse projeto é incrível e tenho descoberto muita gente com intimidade com as palavras. Adorei o peota de hoje. Maravilhoso.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, amei conhecer um pouquinho sobre o Vitor. Interessante como parece que a poesia lhe deu um canal para se conhecer e se sentir melhor. E pelo que pude conferir de seus escritos no post, gostei bastante.

    ResponderExcluir
  7. Oi, confesso que não curto muito poesias, mas sempre que vejo algum aqui nesse projeto que admiro muito, eu vejo o quão incrível é ser capaz de transmitir tanto em tão poucas palavras. Adorei o nome da página e os poemos e como ele consegue achar inspiração nas mais variadas coisas... É realmente maravilhoso e eu amei, já estou indo conferir o trabalho mais de perto!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bom?
    Parabéns pelo projeto, apresentando a todos nós novos profissionais literários. Gosto de poemas curtos como os apresentados, então adorei conferir os que você apresentou pra gente! Parabéns pelo trabalho do blog e do autor!

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Adorei o projeto!
    Ainda não conhecia o autor, mas assim vamos conhecemos o que está chegando para nós leitores.
    Uma ótima postagem e dica!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Já falei mas repito, adorei esse projeto!

    Espero que o Victor faça muito sucesso! Adorei os trechos que colocou aqui , ele tem jeito para a coisa! amei!

    Beijos!
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Legal esse projeto. É sempre bom conhecer mais escritores.Desejo muito sucesso pra ele, e já vejo o sucesso acontecendo já que os textos destacados são muito bons.
    Parabéns pela postagem
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Adorei esse projeto, pois permite a divulgação de novos nomes da poesia nacional, que ainda não tem o reconhecimento que merecem!
    Parabéns!
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!! :)

    Eu não conhecia este poeta.. Ainda bem que ele partilha do sonho da maioria dos que escrvem: publicar :)

    Acho que o escritor quer sempre ser autora, não e mesmo? Bem, gostei de saber que tudo começou com ajuda aos amigos com musicas.. :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  14. Oi! Que projeto legal!
    Amo ler e escrever poesias, mas faz tempo que não tiro um tempo para ler e pesquisar sobre novos autores desse gênero.
    Obrigada por nos apresentar esse novo talento! Adorei o jogo de palavras que ele fez em "Prece". Bem criativo.

    ResponderExcluir
  15. Opa, tô chegando agora e não sabia desse projeto. Mas já amei de cara. Adoro poesias, poemas e afins. Sempre estou lendo algo. Adorei o Vitor, super jovem e mega talentoso. Espero que essa nova safra traga excelentes poetas e poetisas.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    Gostei do projeto, é uma maneira de incentivar a leitura. Não sou fã de poemas ou poesias, admiro quem gosta e ainda mais quem escreva.
    Desejo muito sucesso ao Vitor.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem? Adorei conhecer o projeto e essa entrevista. Gostei muito da resposta do Vitor sobre continuar escrevendo. É o mesmo para mim com a leitura, tão natural e necessário quanto respirar. Adorei os textos que selecionou para o post. Já quero ler mais do autor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. aaah,que bacana o projeto. adoro poesias, e achei interessante curtir um pouco do trabalho do Vitor. E sobre a fonte de suas inspirações, legal ele criar a arte a partir de seu 'ao redor'...
    parabéns pelo projeto e pelo post... sucesso ao Vitor. ^^
    bjs...

    ResponderExcluir
  19. Muito legal poder conhecer o Vítor. Achei super interessante o modo como ele começou a escrever, compondo. Espero que ele realize o sonho de ganhar a vida escrevendo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Que pena que já chegou ao último poeta, foi maravilhoso conhecer um pouco sobre cada um deles, apesar de eu não ser a maior fã de poesias. Mas acompanhando todas essas entrevistas, surgiu uma pontinha de vontade de começar a me inteirar nesse meio. Adorei que a paixão dele surgiu com o desafio de escrever uma música!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  21. Oi Nay, como está?
    ADOREI cada post desse projeto! AMEI conhecer cada um desses poetas maravilhosos e com certeza foram postagens muito enriquecedoras. Todos que escrevemos sabemos como a escrita é algo que acalenta a alma e nos permite criar o nosso próprio mundo!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Nossa... como pode alguém conseguir inspiração em qualquer lugar? Acho isso muito louco. Nem por um decreto eu conseguiria escrever uma poesia hahahaha.
    Achei o início dele muito legal, através de um desafio, quem diria... Sucesso!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir